A 21 de novembro, o TNSJ estreia a sua terceira e última produção de 2024, O Pelicano, de August Strindberg, que vai estar em cena até 8 de dezembro.
Depois de ter estreado em abril Fado Alexandrino, de António Lobo Antunes, e em setembro Homens Hediondos, de David Foster Wallace, o Teatro Nacional São João prepara-se para levantar a última produção própria do ano. O Pelicano, do dramaturgo sueco August Strindberg, foi a peça escolhida pelo diretor artístico da casa, Nuno Cardoso, que também encena a peça.
Baseada no mito de que um pelicano derrama o seu próprio sangue para alimentar os filhos, a peça apresenta uma família onde o oposto é verdade. Estreada em 1907, em Estocolmo, O Pelicano retrata as mudanças trágicas que ocorrem numa família burguesa após a morte do pai.
A produção tem interpretação do elenco residente do São João: Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias, a música é de Alexandre Soares.
A nova produção do TNSJ está em cena no Teatro São João entre 21 de novembro e 8 de dezembro, com sessões quartas, quintas e sábados às 19h00, sextas às 21h00 e domingos às 16h00. A sessão do dia 24 de novembro tem tradução em Língua Gestual Portuguesa, e o espetáculo é legendado em inglês.
O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros, e podem ser adquiridos online e no local.