Esta exposição redescobre os seus trabalhos gráficos do período em que Vieira Portuense (Francisco Vieira, de seu nome) viajou para Itália onde esteve a desenvolver uma prestigiante atividade ao serviço da corte ducal de Parma, entre 1794 e 1796.
São desse período os trabalhos expostos, realizados em estreita colaboração com o grande impressor Giambattista Bodoni, divulgando pela primeira vez na Europa obras fundamentais de Correggio e de outros mestres da pintura clássica.
A mostra aqui apresentada, pretende também anteceder a exposição FMR. A Colecção Franco Maria Ricci, que vai ser inaugurada no MNAA a 28 de novembro, e da qual são contemporâneos muitos dos desenhos aqui apresentados, contextualizando assim a obra gráfica de Vieira Portuense no contexto artístico europeu da sua época.
Esta exposição é comissariada por José Monterroso Teixeira e Alexandra Gomes Markl e pode ser vista à terça-feira das 14h00 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Os bilhetes custam 6 euros.
Texto de Susana Sena Lopes