É já entre 10 e 15 de novembro que o Vila Joya recebe mais uma edição de Tribute to Claudia. Depois de um ano de interregno, o restaurante do resort de Albufeira celebra o 20.º aniversário da primeira das duas estrelas Michelin atribuídas ao chefe Koschina.
O evento conta com a presença de 51 chefes nacionais e internacionais, que irão aliar tradição e criatividade sob o mote Traditional CrEATivity. Assim, cada dia terá um tema, com destaque para 14 dedicado a Portugal, no qual Hans Neuner, Benoît Sinthon, Miguel Laffan, Miguel Vieira, Pedro Lemos, José Avillez, entre outros, recriarão pratos favoritos da sua infância.
A homenagem ao chefe Koschina passa por uma noite alusiva aos seus “pais espirituais” – chefes que inspiraram e moldaram a sua cozinha – com destaque para Eckhart Witzigman, eleito o chefe do Século. A salientar ainda a noite dedicada aos “filhos espirituais” do mestre austríaco, ou seja, àqueles que trabalharam no Vila Joya e que têm ou se preparam para receber as suas estrelas. Na lista está, por exemplo, Peter Hagen, também ele com duas estrelas Michelin.
Recorde-se que o restaurante Vila Joya integrou novamente este ano a The World’s 50 Best Restaurants, tendo sido considerado em 2014 o 22.º melhor restaurante do mundo. A estes prémios junta-se, em 2015 e pela oitava vez consecutiva, o galardão de World’s Leading Restaurant Resort e o de Europe Leading Boutique Hotel, ambos pelos World Travel Awards.
De acordo com a organização do festival, o preço por pessoa é de 350 euros, incluindo cocktail, jantar com degustação de vinho e o after-dinner-cocktail.
Texto de Alexandra Gil
Fotos de Arquivo de Elsa Furtado