O presidente da ER Alentejo frisou a importância em conquistar novos mercados como o brasileiro e avançou que existe interesse por parte de um operador japonês.
“Alentejo, Tempo para ser feliz” é a assinatura da nova imagem e linha de comunicação criadas para qualificar a Região como um destino de excelência, possuidor de uma oferta turística ímpar.
O branding, desenvolvido pela Draftfcb, dá a conhecer um Alentejo moderno e atractivo, que apresenta uma oferta turística diversificada e de elevada qualidade. A assinatura “Tempo para ser feliz” indica que o tempo no Alentejo tem outra medida: é mais vasto, mais humano, mais profundo e mais aberto.
A nova estratégia de marca posiciona o Alentejo como uma paragem na rotina do dia-a-dia, enquanto a escolha da Região para passar férias ou fazer uma visita significa poder experienciar um destino verdadeiramente genuíno. Tranquilidade e diversão saudável são contrastes associados a este destino de eleição.
A imagem do Alentejo será promovida através de uma campanha de publicidade na imprensa, rádio e internet, com início no final de Novembro. Estão ainda previstas outras acções promocionais, nomeadamente a criação de brochuras, guias de produtos, roteiros, filmes, mini-spots e a dinamização constante dos Media Sociais.
Ceia da Silva, que fez questão de sublinhar que o mercado externo é trabalhado pela Agência de Promoção, avançou ainda que querem trabalhar com operadores espanhóis, no sentido que promover programas que ofereçam a Península Ibérica como destino (Alentejo e Extremadura), a pensar nos mercados de longo curso.
Aposta em mais segmentos de mercado
“Férias em família”, “Escapadelas a dois”, “Mochila às costas” e “Seniores activos” são os quatro segmentos-alvo do plano promocional, que visa aumentar a notoriedade do destino e potenciar o crescimento turístico na Região, contrariando a tendência de sazonalidade.
Com o objectivo de captar a atenção para o destino Alentejo, estão ainda programadas “acções de guerrilha” ao ar livre, em locais de grande afluência de público, de forma a alcançar directamente potenciais visitantes/turistas.
Touring Cultural e Paisagístico, Sol e Mar, Gastronomia e Vinhos, Turismo de Natureza, Turismo Náutico, Golfe, Saúde e Bem-Estar e Resorts Integrados são alguns dos produtos que compõem a oferta turística da Região, e que são dirigidos quer a casais jovens, seniores, famílias quer a turistas que procuram férias activas na Natureza ou apenas desfrutar do silêncio.
A Turismo do Alentejo tem como objectivo, para 2011, estimular um maior envolvimento dos players regionais e da comunidade local na qualificação da oferta turística. Irá, assim, criar uma Rede de Centros de Acolhimento Turístico e candidatar o “Bem Montado” a Património da Humanidade, a identidade mais expressiva do território alentejano, única no mundo.
Está também previsto o lançamento de projectos inovadores para dinamizar os Produtos Turísticos da Região, como a “Rota dos Mármores”, a criação de um Observatório Regional, em parceria com instituições de ensino superior e empresas turísticas do Alentejo, e os Congressos do Turismo do Alentejo. Estas iniciativas permitirão atrair investimento e reforçar a promoção do destino.
Para o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, “o trabalho desenvolvido nos últimos anos e o iniciado nesta etapa, tem como objectivo crescer em número de turistas e em valor, potenciando o cross-selling com Lisboa.”
O presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, revelou ainda a intenção de apostar, no próximo ano, em mais segmentos de mercado, nomeadamente no turismo sénior.
Entre Janeiro e Setembro de 2010, o Alentejo contabilizou 933.452 dormidas de turistas, o que corresponde a um aumento de 5,4 por cento face a igual período do ano anterior.
Por Cristina Alves Fotos de Elsa Furtado