Começamos o nosso roteiro a norte, no Douro.
Alijó
Castas, mosto, taninos ou maceração são alguns dos termos para decifrar numa viagem pelas vinhas da Quinta da Avessada, na freguesia de Favaios, no concelho de Alijó. O programa “Tempo de Vindimas” de duas noites na Casa da Calçada Relais & Châteaux inclui o equipamento necessário para vindimar, o transporte para a quinta e refeições em que a degustação de vinhos assume especial destaque.
Começa com uma vista ao núcleo de Favaios do Museu do Douro que inclui uma prova de moscatel e uma breve lição sobre a arte de vindimar, para além de mais uma prova de vinhos liderada pelo enólogo da Quinta da Avessada. Segue-se um almoço típico do Douro, antes da saída para as vinhas para apanhar as uvas que fazem desta região uma das melhores produtoras de vinho do mundo. No final das vindimas e antes do regresso à Casa da Calçada, há uma prova de licores. O programa das vindimas de 2013 da Casa da Calçada conta com reserva a partir de 375 euros por pessoa.
O segundo dia é dedicado à vindima. Contempla visita aos jardins da Enoteca da quinta e degustação de Moscatel de Honra ao som de concertinas.
Munidos de baldes, tesouras, chapéus e lenços tabaqueiros, os participantes seguem para a vinha e para a vindima, acompanhados por cânticos tradicionais durienses.
Encontro com os enólogos da quinta e prova de vinhos, a lagarada na companhia de um grupo de cantares da região fazem parte do programa. Para o último dia está reservado um passeio de barco no rio Douro, que durará cerca de 2 horas.
O preço por pessoa com alojamento (duas noites em quarto duplo) em meia pensão é de 180 euros.
Pinhão
Sabrosa
A Quinta do Portal, no Douro, volta a abrir as suas portas aos visitantes e hóspedes que queiram participar na vindima de 2013 e ajudar no processo de produção do vinho.
Entre 15 de setembro e 15 de Outubro, existem várias opções. O programa mais alargado prevê duas noites de pernoita na “Casa das Pipas”, unidade de enoturismo da Quinta do Portal, incluindo participação na vindima, almoço no restaurante da quinta, visita ao armazém de envelhecimento da autoria do arquiteto Siza Vieira e jantar vínico.
O menu de vindimas, assinado pelo chef Milton Ferreira, inclui as tradicionais iguarias inspiradas nas vindimas e gastronomia durienses, acompanhadas dos vinhos de excelência desta casa. Os preços variam, por quarto, entre os 220 e os 240 euros. Se optar só pelo jantar, o valor por pessoa é de 40 euros. Sem alojamento, mas com refeições, o preço é de 85 euros por pessoa.
Tabuaço
Durante o período das vindimas, este programa, para grupos até 25 pessoas, é organizado diariamente, mediante reserva antecipada através do turismo@quintadopopa.com. Tem um custo de 50 euros (+IVA) por pessoa.
A
Continuemos a nossa viagem até à região de Lisboa.
Gradil
No próximo dia 28 de setembro vive-se a “Experiência de Vindimas 2013”, naquela que já foi propriedade do Marquês de Pombal, a Quinta do Gradil. O programa inclui um passeio pelas vinhas acompanhado de uma experiência do trabalho de vindima, uma visita guiada pela adega, seguidos de uma prova de vinhos e de um almoço degustação. As crianças, que preferirem não palmilhar os extensos hectares de vinha, podem ficar a fazer um desenho em tela, sob inspiração das vindimas deste ano. Os adultos irão receber uma garrafa de vinho de edição limitada, elaborado com as uvas colhidas pelos participantes na festa das vindimas do ano passado, e cujo rótulo é uma réplica da tela desenhada pelas crianças nessa altura. Os preços variam consoante seja individual (45 euros) ou casal (80 euros). No entanto, se a experiência for vivida em família (2 adultos + 2 crianças), o valor é de 100 euros. Se o grupo for maior e houver ainda mais crianças, estas pagam 10 euros (até aos seis anos) ou 15 euros (dos sete aos catorze anos). Inclui a oferta do chapéu e da t-shirt personalizadas.
Oeiras
O Município de Oeiras oferece, à população a oportunidade de participar no encerramento da vindima da uva do Vinho de Carcavelos “Conde de Oeiras”. Realiza a tradicional Festa da Vindima, no dia 20 de setembro, a partir das 9h00, na ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras. Quem quiser pode participar na apanha da uva, que tem início por volta das 9h30.
Após a vindima, segue-se o transporte, em trator, para a Adega do Casal da Manteiga, onde é possível acompanhar os trabalhos de descarga da uva e a sua prensagem e também visitar o local onde se procede ao envelhecimento do vinho. A Festa da Vindima termina com um piquenique (churrasco).
Finalmente chegámos ao Alentejo, uma das principais regiões produtoras de vinho do país.
Estremoz
Na Herdade das Servas, até ao dia 30 de outubro, está a decorrer uma campanha com a oferta de visitas guiadas e prova de vinhos. Com um novo espaço, acabado de inaugurar, o lounge exterior junto à loja de vinhos, a tentação de ficar a degustar no local será maior. Servem todos os vinhos a copo, que podem acompanhar com algumas tapas.
Na compra de uma garrafa de Herdade das Servas, Monte das Servas ou Vinha das Servas nos restaurantes aderentes, de norte a sul do país, os clientes recebem um voucher válido para duas pessoas, que deverá ser apresentado aquando da visita. A marcação prévia é obrigatória e pode ser feita através do email.
A Adega Vila Santa de João Portugal Ramos, também em Estemoz, proporciona visitas à adega e às caves, uma prova de vinhos e a oportunidade de saborear petiscos alentejanos. Os grupos, com um mínimo de oito pessoas, podem participar na vindima incluindo a pisa a pé das uvas em tradicionais lagares de mármore. A marcação é prévia e pode ser feita através do e-mail.
Reguengos de Monsaraz
De Norte a Sul do País