A Viniportugal promove a produção nacional no mercado chinês com a participação de 56 produtores portugueses na Vinexpo Asia-Pacific, a maior feira internacional de vinhos da Ásia, e na Top Wine 2012, o maior evento de vinhos da China, através da marca Wines of Portugal.
2011 representou um aumento de 80% do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado. A ViniPortugal pretende atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, incluíndo Hong Kong e Macau. O principal objectivo da presença portuguesa nos dois eventos é promover o acesso dos vinhos nacionais ao mercado chinês e alargar os canais de distribuição existentes, através do contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes no evento.
A Vinexpo Asia-Pacific contará com a presença de 30 produtores portugueses de várias regiões demarcadas. Os visitantes poderão participar em provas, ficando a conhecer diferentes variedades de vinhos, representativas de cada região. O evento reunirá 1000 expositores de 28 países.
Na Top Wine 2012 estarão representados 26 produtores de vinhos do Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Região dos Vinhos Verdes e Alentejo, entre outras. Será realizado o seminário “Challenge your Senses, Enjoy the Complexity (Mude os seus sentidos, saboreie a complexidade)”,com a participação de Wendi Ki, personalidade da área dos vinhos, do centro de formação chinês Ease Scent Wine Education.
Portugal foi o grande vencedor dos China Wine Awards 2012. Esta competição internacional, que teve lugar no início do ano, assenta nas preferências dos consumidores chineses. A produção nacional conquistou 32 medalhas, incluindo duas Double Gold, a maior distinção atribuída no concurso, e 12 de ouro.
Texto de Clara Inácio