WICKED – A Magia De Oz Encanta Em Vários Formatos Este Natal

Na época de Natal ver os clássicos de cinema, na televisão, faz parte da tradição, filmes como As Mulherzinhas, Assim Nasce Uma Estrela de 1954, O Mensageiro do Céu, o Feiticeiro de Oz são filmes que acompanharam gerações, por isso, não é de estranhar que este ano, o grande filme da quadra seja Wicked – Parte Um, uma prequela do famoso filme de 1939, com Judy Garland.

Wicked traz-nos de volta algumas das famosas personagens, criadas por L. Frank Baum em 1900, mas a estória tem por base o musical, que durante duas décadas encantou a Broadway (e não só) e ganhou três prémios Tony, e não o filme de 1939. Baseado no best seller de Gregory Maguire, e com adaptação para cinema da autora da peça de teatro, Winnie Holzman, e pelo compositor Stephen Schwartz (vencedor do Grammy e Oscar®), o filme pretende encantar e conquistar os mais jovens com atores e estrelas atuais, como Cynthia Erivo, Ariana Grande, e Jonathan Bailey, tal como em tempos Judy Garland fez.

Em Wicked vamos conhecer as jovens Elphaba e G(a)linda e a sua estória, o seu percurso e o que está por detrás do maravilhoso mundo de OZ e do feiticeiro, que todos respeitam e temem.

Wicked, a estória por contar das bruxas de Oz, tem Cynthia Erivo como Elphaba, uma jovem incompreendida por causa da sua incomum pele verde que ainda não descobriu o seu verdadeiro poder, e Ariana Grande como Glinda, uma jovem popular, dotada pelo privilégio e pela ambição, que ainda não descobriu o seu verdadeiro coração.

As duas encontram-se como estudantes na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, à medida que as duas mulheres constroem uma irmandade improvável, vão fortalecer-se mutuamente de maneiras que nenhuma das duas prevê. Após um encontro com O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, e à medida que forças obscuras do preconceito e da opressão se aproximam do horizonte, as escolhas que fizerem vão separá-las e levá-las a destinos diferentes que as mudarão, e a Oz, para sempre.

Neste ponto convém salientar que este é um musical moderno, pensado para as novas gerações e que a maior parte dos espetadores não conhece, nem nunca viu o filme original, nem nenhuma das versões posteriores, leu o livro, viu uma peça e conhece o contexto temporal e histórico em que o Feiticeiro de Oz, de Judy Garland foi gravado.

Neste novo capítulo da estória, os laços de amizade, a luta pelo que é certo, a defesa dos mais fracos, a empatia ou falta dela, a manipulação e a mentira para se conseguir um objetivo são alguns dos temas em destaque.

Aqui, sobressai a permissa que “Uma história tem sempre dois lados e duas versões”, e “Nem sempre o que sabemos é a verdade” – numa época em que as Fake News estão em destaque todos os dias, especialmente nas redes sociais, este é um dos argumentos que nos faz repensar completamente a estória, desconfiar de tudo o que sabíamos até ao momento e ver a estória de Oz por outro prisma.

Com excelentes interpretações, cenários de encantar (óptimo trabalho de conciliação da parte real (atores e cenários) com a parte criada em computador), uma fantástica banda sonora, esta é decididamente uma grande produção, ao nível do que melhor se faz em Hollywood atualmente, mas longe do estilo “fofinho” e “emotivo” do filme de Judy Garland, de outros tempos (para isso, temos mesmo de ver ou rever o filme de Victor Fleming).

Wicked é produzido por Marc Plattn e por David Stone, com realização de Jon M. Chu, e as interpretações de Cynthia Erivo, Ariana Grande, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Marissa Bode, Bowen Yang, Bronwyn James e Keala Settle (no papel de Miss Coddle – um papel criado especialmente para o filme).

Wicked – Parte Dois chega aos cinemas a 26 de novembro de 2025.

Se é fã do musical e gostou da música do filme, então não vai deixar de gostar da Banda Sonora editada pela Universal Music, com música e letras do compositor e letrista vencedor de um Grammy e de um Óscar®, Stephen Schwartz; e as interpretações de Cynthia Erivo como Elphaba, e pela artista vencedora de um Grammy, Ariana Grande, no papel de Glinda; e ainda as interpretações de Michelle Yeoh, de Jonathan Bailey e Jeff Goldblum (como o Feiticeiro de Oz).
O alinhamento inclui temas como “No One Mourns the Wicked”, “Dear Old Shiz”, “The Wizard And I”, “What Is This Feeling?”, “Something Bad”, “Dancing Through Life”, “Popular”, “I’m Not That Girl”, “One Short Day”, “A Sentimental Man”, “Defying Gravity” e”Ozdust Duet” (tema bonus – apenas digital).
A banda sonora está disponível em vários formatos, incluindo CD, vinil duplo, picture disc duplo e digitalmente, e tem um preço de referência de 20,99  euros (o CD).

Acompanham o lançamento do filme vários elementos de merchandising, brinquedos, sets de LEGO e muito mais.

Destaque para a série LEGO® Wicked, com quatro sets inspirados no filme, com minibonecas e as personagens Glinda, Elphaba, o Feiticeiro e muitos outros pormenores.

Com o set LEGO® Wicked Figuras de Elphaba e Glinda, os fãs podem digitalizar um código QR para brincar com uma história de construção de tijolos ao som de “Defying Gravity”. O set inclui acessórios para as duas personagens, nomeadamente a vassoura de Elphaba e a bolsa e a coroa de Glinda. A base montável transforma rapidamente este set de brincadeira ilimitada num modelo de exposição. Tem 558 peças e um preço de venda recomendado de 54,99 euros.

O set LEGO® Wicked Bem-Vindos a Emerald City tem 945 peças e inclui cinco minibonecas : Glinda, Elphaba, O Feiticeiro, Madame Morrible e Fiyero. Tem um preço de venda recomendado de 99,99 euros.

O set LEGO® Wicked Dormitório de Glinda e Elphaba recria o local com uma mala maravilhosamente detalhada que se abre para se tornar o dormitório das duas meninas. Tem 740 peças e um preço de venda recomendado de 69,99 euros.

O set LEGO® Wicked Glinda, Elphaba e Nessarose na Shiz University permite acompanhar Glinda no veleiro (com detalhes dourados e uma vela articulada em tons de rosa), e inclui ainda o edifício universitário de dois andares, varandas, espaços de estudo e outros pormenores. Tem 304 peças e um preço de venda recomendado de 29,99 euros.

Artigo anteriorArashi Sushi Bar: Uma Tempestade De Sabores Em Carnide
Próximo artigoO Fantasma Da Ópera Regressa A Lisboa Em 2025

Leave a Reply