O certame, organizado conjuntamente pelos dois municípios, no âmbito do projeto Tejo Internacional, tem como objetivo promover esta região raiana, as suas estratégias de desenvolvimento rural sustentável, com uma forte atividade agrícola e produção alimentar, grandes tradições taurinas e um riquíssimo património natural e histórico-cultural.
Este ano, a Feira Raiana volta a ter como tema os Produtos da Terra numa mostra do melhor dos setores agrícola, animal, agroalimentar, florestal, turístico e cultural, contando com a participação dos diversos agentes económicos que aproveitam esta oportunidade para promover produtos regionais de qualidade provenientes de Idanha-a-Nova, do Geopark Naturtejo, da Beira Baixa e da Extremadura Espanhola.
Uma das grandes novidades deste ano é o Fórum Inovação Rural, um evento de cariz internacional que visa debater e premiar iniciativas e práticas inovadoras ligadas ao mundo rural.
De destacar ainda na programação da Feira Raiana os magníficos espetáculos musicais, corridas de toiros, largadas e também a gastronomia.
Da programação musical fazem parte nomes sonantes, com atuações da fadista Laureana Geraldes e Lucky Duckies no dia 29, Ana Lains e José Cid no dia 30, David Lagos (Flamenco) e Amor Electro no dia 31 de julho. The Gift atuam no dia 1 de agosto e no último dia da Feira Raina, dia 2 de agosto, é a vez de Essencia Flamenca (Sevilhanas) e da Filarmónica Idanhense.
À semelhança do que se tem verificado nas edições anteriores em que a Feira Raiana tem contado com milhares de visitantes, empresários e turistas, não faltará muita animação entre portugueses e espanhóis.
Texto de Marta Plácido