Atelier-Museu Júlio Pomar Apresenta Exposição VOID: Júlio Pomar e Julião Sarmento

VOID: Júlio Pomar e Julião Sarmento é a mostra que o Atelier-Museu Júlio Pomar, inaugura no próximo dia 27 de outubro, pelas 18h00, e que conta com curadoria de Sara Antónia Matos.

VOID (espaço vazio ou esvaziado, algo que desaparece no espaço; que é vivido como perda ou privação; uma lacuna ou abertura; uma vaga ou um vácuo) combina pinturas e desenhos de Júlio Pomar e Julião Sarmento e surge na sequência de um programa de exposições do Atelier-Museu, que cruza a obra de Júlio Pomar com a de outros artistas e a contemporaniedade.

Assim, “a exposição é pensada, desde a sua génese, como uma intervenção específica no espaço do Atelier-Museu, onde Júlio Pomar e Julião Sarmento, através de pinturas e desenhos, exploram o conceito de “Void”, termo inglês que pode ser entendido como um espaço vazio ou esvaziado, algo que desaparece no espaço; que é vivido como perda ou privação; uma lacuna ou abertura; uma vaga ou um vácuo”, explica a Casa-Museu em comunicado.

Julião Sarmento mostra aqui “uma série de obras sobre tela e sobre papel, com variadas referências literárias, sem qualquer figuração”. Já Júlio Pomar mostra-nos uma série de obras, pinturas e desenhos, realizadas na década de 1960, por exemplo sobre o Metro de Paris, entre outras obras, e desenhos de diferentes elementos naturais.

 A acompanhar cada uma destas exposições, haverá a a edição de uma entrevista com cada um dos artistas convidados, realizada ao longo de um extenso período, permitindo compreender, através da voz própria de cada autor, as motivações e fundamentos inerentes às suas obras. O livro com a entrevista realizada a Julião Sarmento será lançado durante o decorrer da exposição, em data a anunciar.

No decurso da exposição será também publicado um catálogo, com edição do Atelier-Museu Júlio Pomar/ Documenta, com textos de Sara Antónia Matos, Alexandre Melo e Pedro Faro, e imagens das obras instaladas no espaço.

A exposição vai estar patente ao público até dia 29 de janeiro de 2017, e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada geral tem um custo de 2 euros, sendo que à terça feira a entrada é gratuita e os bilhetes podem ser adquiridos no local.

SEM COMENTÁRIOS

Leave a ReplyCancel reply

Exit mobile version