Ana Moura era o nome mais esperado desta primeira noite, que prometia a apresentação do seu mais recente trabalho Desfado, mas é claro sem deixar de fora alguns dos seus temas mais populares. Como já vem sendo hábito, a fadista fez-se acompanhar de Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Pedro Soares na viola fado, André Moreira no baixo, Mário Costa na bateria e João Gomes nos teclados.
“Amor Afoito”, “E tu Gostavas de Mim”, “Leva-me Aos Fados” foram os temas escolhidos para abrir o concerto, depois ouviram-se “A Case of You,”A Fadista”, “Porque Teimas Nesta Dor”, “Os Búzios”, “Casa da Mariquinhas” (com Luísa Sobral no segundo dueto da noite das duas), “Até ao Verão”, “Fado Alado”, “Bailinho à Portuguesa”, “Desfado” e para o encore ficaram guardados “Loucura” e “Fadinho Serrano”, terminando assim um grande concerto, em mais uma quente noite de julho.
“Uma noite muito quente sem dúvida, razão pelo qual o recinto foi enchendo aos poucos. Para a primeira parte estava anunciado o nome da jovem Luísa Sobral, que interpretou temas dos álbuns: There’s a Flower in my Bedroom e The Cherry On My Cake, como “I Was in Paris Today”, “The Letter I won’t Send”, “The Cherry On My Cake”, “Not there Yet”,”Clementine”, “A Minha Estrela” em dueto com Ana Moura, “Sr. Vinho”, “Call Me Maybe”, “I Remember You”, “There is a Flower in My Bedroom” com João Salcedo, “She Walked Down The Aisle” e “Xico” no encore.
Para hoje estava marcado o segundo concerto do festival, com um pouquinho de açúcar na pronúncia: Maria Gadú e Dajavan eram os artistas da noite. Seguem-se Lee Fields e os Escort no dia 21, Diana Krall no dia 24, Rufus Wainwright e a Ala dos Namorados no dia 25, todos nos Jardins Marquês de Pombal, Jamie Cullum a 26 mais Hugo Trindade Quinteto (no Parque dos Poetas) e a encerrar o Festival o americano John Legend no dia 27 (mais Orlando Santos, também no Parque dos Poetas).