Esta visita às canções dos outros vai agora passar por São João da Madeira, Figueira da Foz, Sintra e Portimão.
O espetáculo nasceu de um desafio proposto ao artista: dar vida ao livro “40 Caríssimas Canções – Sérgio Godinho & As Canções dos Outros”, que reúne uma compilação de crónicas que Sérgio Godinho escreve, semanalmente, no EXPRESSO. Nestes textos, o músico reviu os temas, intérpretes e autores que, de uma forma ou outra, marcaram a sua vida e o seu percurso artístico: “diálogos quase epistolares com essas quarenta pequenas entidades, canções prediletas, canções intrigantes, desafiantes, inesperadas formas de exprimir conteúdos, energias vitais porque criativas, e criativas porque vitais”, refere o próprio na introdução do livro.
Acompanham-no, neste espetáculo, Nuno Rafael, companheiro de estrada e de estúdio, diretor musical dos “Assessores”, a banda que habitualmente lhe dá suporte; Hélder Gonçalves, produtor, compositor e músico do grupo Clã cujas afinidades remontam aos finais dos 90’s; e Manuela Azevedo, voz maior do panorama musical, também ela dos Clã, aqui na inédita função de instrumentista. Todos eles cúmplices de Sérgio Godinho nesta aventura.
Os concertos agora anunciados antecedem a edição em CD, com a chancela da Universal Music, com saída marcada para o final de novembro, da gravação dos espetáculos realizados em Lisboa e no Porto em junho passado. Acompanha a edição um DVD que incluirá o registo de algumas das canções de Caríssimas Canções na sala de ensaios bem como depoimentos dos intervenientes.
Caríssimas Canções vai passar pela Casa da Criatividade em São João da Madeira a 11 de outubro, o Centro de Artes e Espetáculos na Figueira da Foz a 18 de outubro, C.C. Olga Cadaval em Sintra a 25 de outubro e Tempo Teatro Municipal em Portimão a 26 de outubro.
Texto de Tânia Fernandes Foto de Francisco Padrão Mota