Até 22 de dezembro, em Lisboa, vai-se discutir e refletir sobre design, arquitetura e criatividade. “No Borders” é o tema desta edição da EXD’13, uma Bienal sem fronteiras, dinâmica e arrojada que promove a cultura contemporânea. A EXD’13 estabelece também uma ligação com o Brasil, da qual resultará a realização de uma Bienal em São Paulo agendada para 2014.
Metamorphosis
A cortiça invadiu o Mosteiro dos Jerónimos com Metamorphosis. O projeto, realizado em parceria com a Corticeira Amorim, explora utilizações inovadoras e criativas da cortiça pelas mãos de nomes incontornáveis da arquitetura e do design como Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Herzog & de Meuron, Alejandro Aravena, Amanda Levete, João Luís Carrilho da Graça ou Naoto Fukasawa.
Com uma montagem estroboscópica, a envolver espelhos, esta é uma exposição que convida o visitante a olhar, espreitar, desconstruir a ilusão e mudar de angulo de forma a ter outra visão do objeto. A descoberta contemporânea de um material como a cortiça, às vezes em ligação com outros materiais, como é o caso do betão, aqui em diálogo com o passado histórico da estrutura que alberga a exposição, da época dos descobrimentos. Imagens que confundem, mas que também elucidam, com interseção de limites.
Identity
No Convento da Trindade, a EXD apresenta uma exposição work-in-progress que irá terminar em São Paulo. A exposição incide sobre o processo de criação de identidade e comunicação dos eventos dedicados ao design e vai trazer a Lisboa protagonistas como diretores e curadores destes acontecimentos. Nos últimos 15 anos assistiu-se a um proliferar de novos eventos nesta área, todos eles ligados a cidades ou países. A EXD’13 pretende iniciar um processo de reflexão critica sobre este fenómeno.
Metamorphosis no Mosteiro dos Jerónimos pode ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 17h30. O bilhete de acesso custa 7 euros, com descontos para +65, jovens, deficientes e famílias.
Identity no Convento da Trindade pode ser visitada de segunda-feira a domingo entre as 10h00 e as 22h00. A entrada é gratuita.