O Festival Do Crato, que vai decorrer na histórica vila alentejana do Crato de 23 a 26 de agosto, tem novas confirmações, num cartaz que já se apresenta bem composto.
O rapper Piruka, que editou recentemente AClara – seu álbum de estreia; e o fadista Pedro Moutinho (acompanhado por José Manuel Neto – guitarra portuguesa e Carlos Manuel Proença – viola), que que traz O Fado Em Nós são as mais recentes confirmações do cartaz.
Confirmados estão já muitos nomes para estes quatro dias de festival. Matias Damásio e Mundo Segundo & Sam the Kid actuam no primeiro dia, 21 de agosto, para dar as boas vindas aos campistas. Entre os ritmos angolanos de um dos músicos africanos de maior sucesso do momento e as rimas afiadas dos veteranos do hip hop nacional Mundo Segundo e Sam the Kid a animação na festa de boas vindas ao camping do Crato parece estar assegurada.
Já confirmados estão também John Newman e Seu Jorge, Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra que se preparam para apresentar um verdadeiro circo cigano. O conhecido realizador de cinema e músico sérvio e a sua No Smoking Orchestra prometem incendiar o público ávido de festa com passagem pelas bandas-sonoras de filmes como Gato Preto, Gato Branco, A Vida é Um Milagre ou Underground.
Também Diogo Piçarra vem apresentar do=s, o segundo álbum de originais, num novo espectáculo com uma forte componente visual que se espera emocionante e de enorme partilha com o seu público. Para além dos temas do novo disco, está a assegurada a passagem pelos êxitos que têm marcado a sua carreira: “Tu e Eu”, “Dialeto”, “Verdadeiro”, “Entre as Estrelas”, “Wall of Love”, num concerto energético e arrebatador que lhe garante já uma fiel legião de seguidores.
David Fonseca traz Futuro Eu, o seu mais recente trabalho de originais, e vai interpretar temas como “Chama-me que eu vou”, “Deixa ser” ou “Hoje eu não sou”, mas sem esquecer temas antigos como “Someone that cannot love”, “Kiss Me, oh kiss me” ou a “Cry 4 Love”, entre outros.
Bezegol apresenta-se com a Rude Bwoy Banda e traz temas que vão do Reggae, ao Funk, passando pelo Hip-Hop ao Drum & Bass.
O festival arranca como habitualmente no dia 21 de agosto, com a Recepção ao Campista, e este ano tem mais um dia extra – o dia 22 de agosto.
Os passes e bilhetes diários já estão à venda nos locais habituais, e custam para os dias 23 e 24 – 12 euros, e para dos dias 25 e 26 – 14 euros. O passe de 4 dias custa 28 euros e têm acesso directo ao camping ocasional, e obriga a troca do passe por uma pulseira no recinto do festival.
Os mais pequenotes também pode festejar no Crato, sendo a entrada no festival grátis para crianças até aos 10 anos, desde que acompanhadas por um adulto com bilhete válido.
Para além da componente musical – com entrada paga, o Festival do Crato inclui ainda uma Feira de Artesanato e Gastronomia (com entrada livre), zona de acampamento, palco After-Hours e muita animação.