A 13ª edição do Sumol Summer Fest foi hoje apresentada na Costa da Caparica, próximo do local onde se vai realizar o festival, este ano. Música, Surf, Skate, Arte e Dança vão ocupar o Parque de Campismo Inatel, na Praia de São João da Caparica, nos dias 30 de junho e 1 de julho.
Foi anunciado um concerto exclusivo para esta edição: Guerrilla Girls é uma homenagem a um coletivo norte-americano composto por artistas feministas formado nos anos 80 em Nova Iorque, que visava combater a desigualdade de género e racial no mundo da arte. O festival vai assim celebrar o melhor do rap português feito no feminino num espetáculo onde reunem num só palco as artistas: Blaya, Carla Prata, Cíntia, Eva Rap Diva, Muleca XIII, TVON e DJ Allexia.
Cada uma das artistas vai ter oportunidade de demonstrar em palco a razão de serem consideradas vanguardistas e terem o seu nome inscrito na cultura hip-hop. O concerto terá lugar dia 1 de julho.
Na sua vertente de apoio à arte urbana, a organização vai requalificar e dar uma nova cara a infraestruturas do parque de campismo da Costa da Caparica – o edifício de apoio a casas de banho e balneários.
Vai ser lançado um desafio a artistas emergentes: decorar as paredes deste edifício com a mentoria de Gonçalo MAR, autor da peça que atualmente ocupa o edifício a redecorar, e Pitanga, artista local, oriunda de Almada. “Ganda Lata” é o mote que dá nome ao desafio, no qual seis artistas emergentes serão selecionados para partilhar com esta dupla as paredes do Festival, e ainda ganhar bilhetes para o mesmo.
Uma outra iniciativa ligada ao Surf irá proporcionar aulas para 20 pessoas em cada um dos dias festival, em parceria com a Associação de Surf da Costa da Caparica. As aulas serão oferecidas através de um passatempo que decorrerá no Instagram, para todos os que já tenham bilhete para o Festival.
Como é habitual, também o skate integra o festival, através da Skate Jam, em que os festivaleiros vão poder assistir aos melhores skaters nacionais num formato inspirado pelos primeiros campeonatos de street skate dos anos 80.
Foi em 2022 que a Dança ganhou o seu espaço próprio no Sumol Summer Fest, pela mão da Jazzy Dance Studios. Na 13ª edição, a Jazzy vai oferecer momentos de dança em que o protagonista é o público. Desta forma, 3 professores de dança vão promover segmentos de muito ritmo, que vão passar pelo Afro, Funk, Hip Hop, Dancehall, House e Pop Music. Com estes ritmos contagiantes, coreografias simples e divertidas, a promessa é de que ninguém vai conseguir ficar parado.
Cartaz Completo:
30 de Junho: Popcaan, Aya Nakamura, ProfJam, Bábara Bandeira, Mishlawi
1 de Julho: Wiz Khalifa, Matuê, Iann Dior, “Guerrilla Girls” com Blaya, Carla Prata, Cíntia, Eva Rap Diva, Muleca XIII, TVON e DJ Allexia, Mizzy Miles & Friends, Children of Zeus
Até ao dia 30 de maio os bilhetes custam 57 euros (Passe 2 dias com Camping), 47 euros (Passe 2 dias sem Camping), 42 euros (Bilhete diário) ou 145 euros (Passe combinado MEO Sudoeste + Sumol Summer Fest).