De 3 a 7 de setembro, o Cinema São Jorge, em Lisboa recebe a primeira edição do Muvi Lisboa´14. Um festival dedicado à música no cinema e que contará com filmes nacionais e internacionais (nas secções competitivas e não competitivas), DJ sets, showcases, palestras e sessões especiais, servindo assim de plataforma para os artistas nacionais, bem como para a promoção cultural de Portugal junto da comunidade internacional.
O alinhamento apresenta na secção competitiva um palco e um palco internacional onde se destaca nas longas-metragens Odisseias Musicais e nas curtas-metragens Sonetos Cantados, podendo estes ser biográficos ou documentais e Canções Com Gente Dentro (vídeos musicais de ficção e animação). Esta competição visa mostrar o que de melhor se faz no cinema sobre música a nível internacional premiando obras realizadas entre os anos de 2013 e 2014.
Na secção não competitiva fazem parte:
Os Acordes Históricos que se destacam pela homenagem aos grandes nomes da música através de obras nacionais e internacionais, tendo como foco demonstrar que muito do que se faz nos dias de hoje teve a sua origem nas décadas anteriores.
As Sessões Especiais que é um espaço onde canais de entretenimento vão exibir o que têm vindo a desenvolver durante este último ano e são eles o Canal 180, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Offbeatz, Vídeoteca da Bodyspace, Integral Vasco Mendes+FilmesDaMente e Fuel TV Portugal.
A secção Festivais de Música que é um espaço onde serão apresentadas curtas-metragens de Festivais de Música, promocionais ou não, e recentes.
A secção Première Musical tem por nome uma estreia.
Os Showcases, onde se convidam músicos nacionais a subirem ao palco da Sala 2 do Cinema São Jorge e trazerem os seus vídeos musicais, darem um mini-concerto e conversarem com o público.
Os DJ Set’s no Foyer do Piso 1 do Cinema São Jorge, de entrada livre e responsável por animar o espaço até à hora de encerramento do festival, 2h da manhã. Neste caso, DJ’s responsáveis por boa parte da diversão nocturna lisboeta foram desafiados a subir a este palco do MUVI Lisboa.
Texto de Teresa Leal