Rodar e puxar. Foi desta forma simples, usando apenas a mão, que abrimos uma das novas garrafa de vinho da Ervideira. O novo sistema de packaging que nos permite dispensar o saca rolhas tem o nome de Helix e foi desenvolvido ao longo de quatro anos numa parceria entre a Owens-Illinois e a Corticeira Amorim. A combinação de garrafa de vidro com rolha de cortiça adequada trouxe o conceito de abertura fácil ao mercado do vinho.
Trata-se de uma inovação aplicável aos produtos de consumo rápido. “Estamos a falar de um produto que se torna competitivo numa seleção de vinhos com preço a oscilar entre os 5 e os 10 euros” referiu Carlos Jesus, diretor de comunicação e marketing da Corticeira Amorim, durante a apresentação. Acrescentando que têm, neste momento, “55 caves em quatro países – para além de Portugal, França, Itália e Espanha – a testar este sistema. A Ervideira foi a primeira a fazer chegar o seu vinho ao mercado nestas garrafas, mas acreditamos que outras se seguirão.” Os vinhos regionais alentejanos S de Sol e Lusitano foram os primeiros no mundo a chegar ao mercado com o sistema Helix.
Para fechar a garrafa, é só voltar a colocar a rolha à mão. As estrias no interior do gargalo mantêm a rolha firme na garrafa.
Reportagem de Tânia Fernandes