Reserva Dark Sky® Alqueva obteve Certificação Starlight Tourism Destination da UNESCO

A Reserva Dark Sky® Alqueva, da qual fazem parte os Municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos acaba de ser reconhecida como a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo.

Associado à Reserva,  projecto desenvolvido pela TGLA – Turismo Terras do Grande Lago do Alqueva, Genuineland – Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, EDIA e CCDR Alentejo e com a parceria da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, está já em implementação a Rota Dark Sky® Alqueva. Esta rota disponibiliza ao astro-turista actividades nocturnas tais como passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, ceias nas ilhas de Alqueva, provas de vinhos e um passeio de canoa.

A Rota Dark Sky Alqueva inclui unidades de alojamento, de restauração e empresas de animação turística  aptos a receberem estes turistas especiais, tais como, o Hotel Rural Nave Terra no Alandroal, Hotel Rural Refúgio da Vila e Casas do Montado, ambos em Portel, Casa Saramago, Monte de Santa Catarina, Monte Alerta e Monte Saraz todos em Telheiro, Reguengos de Monsaraz; Casa do Monte no Parque de Noudar, em Barrancos.

Os restaurantes aderentes são o Restaurante Pateo de Cascalhais, em Juromenha,  Restaurante Sem-fim, em Telheiro, Monsaraz; Restaurante Xarez em Monsaraz; Restaurante Páteo da Oliveira, em Mourão, Restaurante Refúgio da Vila, em Portel.

As atividades são desenvolvidas pelo Parque de Noudar, em Barrancos, Barcos Sem Fim, em Telheiro, Reguengos de Monsaraz e pela Alqueva Line, em Moura.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorLuísa Sobral ao vivo no Porto e em Lisboa em Abril
Próximo artigoAs praias da Fuseta e da Armona são candidatas às 7 Maravilhas – Praias de Portugal®

Leave a Reply