Dia Mundial Do Livro Assinalado A 23 De Abril Com Muitas Atividades

No próximo domingo dia 23 de abril assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, para celebrar a data vão decorrer várias iniciativas de norte a sul do país, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

No Porto, o Teatro Nacional São João promove no próximo domingo, a partir das 14h30, na Sala de Vidro do Teatro Carlos Alberto (TeCA), uma leitura partilhada de Húmus de Herberto Helder, bem como de excertos da obra homónima e original de Raul Brandão. A iniciativa, que explora a relação dualista destes autores será partilhada por Ana Mafalda Pereira, Nuno M Cardoso e Rita Pinheiro.

E ainda a apresentação de E-nxada -“uma investigação artística, dirigida a todos os públicos, sobre os dualismos rural/urbano e passado/presente, que reflete o que fomos e o que somos. O conceito do espetáculo parte da ferramenta ancestral – a enxada, enquanto o símbolo de trabalho primário –  e junta, num contraponto irónico, objetos do nosso eletrónico quotidiano”. O espetáculo é uma coprodução do TNSJ, Erva Daninha – companhia de teatro/circo da cidade do Porto, e a Binaural/Nodar, uma estrutura de São Pedro Sul.

É também no Porto que tem lugar o lançamento do Plano Nacional de Leitura 2027 na Biblioteca Almeida Garrett e ainda o Primeiro Encontro das Livrarias Mais Bonitas do Mundo, que começa pelas 10h00, na Livraria Lello e termina à noite com um jantar nas Caves Taylor’s.

Em Lisboa tem lugar a iniciativa Ler em Todo Lado, com inúmeras atividades com o objetivo de “promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses”, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e da Câmara Municipal de Lisboa.

Depois do arranque com a “Noite de Encantar”, dedicada ao imaginário da Alice no País das Maravilhas, na Biblioteca dos Coruchéus, as atividades prosseguem hoje – sábado com uma sessão de Música para Bebés na Biblioteca da Penha de França, às 10h30, e com um atelier do Livro Mágico, na livraria Até à Lua, às 10h50. O fim de semana termina com uma sessão de “Contos em Família” na Livraria Gatafunho, às 11h30, e com um workshop de Escrita Criativa para Crianças, na livraria Ler Devagar, às 11h30.

Entre os dias 22 e 30 de abril, a semana é dedicada aos livreiros e terão lugar feiras de rua e exposições, entre outras atividades.

Em Oeiras, tem lugar hoje o lançamento do livro Coleção Olhar Português – Vol. XIX: Todos a seu Tempo, por Nuno Martins, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Algés. Às 16h00, haverá Sábados com Contos, por contadores “Histórias de Ida e Volta”, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

No Dia Mundial do Livro, é atribuído o Prémio Melhor Leitor das Bibliotecas, e será feita a divulgação de Premiados – infantil, juvenil e adulto.

No 24 de abril, realizar-se-á uma mostra bibliográfica intitulada Livros que Abril Libertou, nas três bibliotecas municipais (Algés, Oeiras e Carnaxide) e no Catálogo das mesmas. E ainda oferta de livros, nas três bibliotecas municipais, no Palácio do Marquês de Pombal e nos SIMAS – Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamentos de Oeiras e Amadora.

Em Palmela assinala-se a data com uma Feira no Mercado do Pinhal Novo (entre 18 e 26 de abril), um encontro com a escritora Luísa Ducla Soares e ofertas para novos leitores que se inscrevam nas biblioteca da Rede.

O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, por decisão da UNESCO, no dia 23 de abril, uma data simbólica que teve origem na Catalunha (com a morte de Miguel de Cervantes), onde se celebra o Dia de S. Jorge e se oferece uma rosa a quem comprar um livro. O Dia Internacional do Livro Infantil foi assinalado no dia 2 de abril, data em que se comemora o nascimento do escritor Hans Christian Andersen, chamando a atenção para o papel fundamental dos livros para a infância.

Autor:Por Elsa Furtado / Foto de António Silva
Artigo anteriorEspontâneo 2017 Até Domingo Em Sintra
Próximo artigoConsagração De Raquel Tavares Em Nome Próprio No Coliseu De Lisboa

Leave a Reply