A 2ª edição do Festival B, dedicado este ano a Mariana Alcoforado, no ano em que se celebram os 350 anos da primeira edição impressa das cinco Cartas Portuguesas, decorre de 27 a 30 de junho, em Beja.
O Festival B, apresenta mais de 20 espetáculos de diferentes áreas, conta com cerca de 40 artistas/grupos, numa programação intensa e diversificada.
Inaugura o evento a conferência “A Vida Universal de Mariana Alcoforado”, pelas 18h00, no Museu Regional de Beja. Seguem-se, no primeiro dia do Festival B, o espetáculo de dança Muros e as atuações de Sofia Alves e António Chaínho.
No dia 28 de junho, destaque para Rão Kyao e o Coro do Carmo, no Largo do Lidador, às 21h00 e Jorge Palma e Mafalda Veiga, juntos em palco, pelas 23h20, no Largo do Museu.
O dia seguinte é marcado pela atuação dos 100 passos, com 12 canções de amor; pela Missa Brevis, com João Gil e o Grupo de Cantares Femininos de Aljustrel, no Pátio das Laranjeiras e pelo concerto da Ala dos Namorados, com a Filarmónica Capricho Bejense, no Largo do Lidador.
O último dia do Festival B encerra com Vitorino e o Coro da Câmara de Beja, no Largo do Museu.
Filipa Pais, Sara Correia, Ana Santos e Gisela Cañamero são outros dos nomes em cartaz, num festival que conta ainda com exposições, instalação artística e multimédia.
O evento é de entrada livre.