O 25 de Abril Abril em Grândola, Vila Morena, tem um “gosto especial” e a vila alentejana faz questão de não deixar créditos por mãos alheias, e este ano não é excepção. Para assinalar 49 anos da efeméride a autarquia convidou Ana Moura para trazer até terras alentejanas a sua Casa Guilhermina e homenagear o icónico Chico Buarque.
Ana Moura, que está nomeada para os Prémios Play 23 em três categorias, atua na noite de 24 de abril, às 22h30 junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso, e promete trazer alguns dos seus maiores êxitos como “Andorilnhas” a par da Casa Guilhermina.
A festa continua depois do fogo de artifício (às 00h20), pelas 00h30, no Jardim 1º de Maio, com um concerto de Cassapo E O Melhor Do Rock Português, num tributo a nomes que fizeram história no panorama do rock nacional, como José Afonso, Heróis do Mar, Taxi, António Variações, Xutos & Pontapés, Peste & Sida e Carlos Paião.
O programa das celebrações conta ainda com animação de rua com DIXIT (pelas 20h15), a Corrida da Liberdade, e a arruada da banda da SMFOG.
Na Biblioteca e Arquivo da Vila vão estar patentes ao público duas exposições dedicadas ao vencedor do Prémio Camões 2019 – o cantor, escritor e compositor brasileiro Chico Buarque (com inauguração marcada para dia 22): Quem Te Viu Quem Te Vê, que apresenta as caricaturas originais vencedores do concurso nacional de caricaturas de Chico Buarque promovido em 2016 pelo Instituto Memória Musical Brasileira com curadoria de Zé Roberto Graúna; e Chico Buarque: O Que Me É De Direito, uma exposição constituída por uma seleção de poemas representativos do universo de personagens criadas por Chico Buarque.
No dia 25, o Cine Granadeiro recebe às 21h00, a estreia do Tributo a Chico Buarque Quem Te Viu, Quem Te Vê, um projeto constituído pelos músicos brasileiros Marcus Lima na voz e violão, Thais Motta na voz, Cristovão Bastos nos arranjos e piano, João Lyra no Violão, Dudo Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Marcus Thadeu na Bateria e percussões.
O espetáculo realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira com direção artística de João Carino apresenta um repertório dedicado à obra de Chico. Temas como “Cálice”, “O que Será”, “Gota d’água” ou “Olhos nos Olhos” vão ser tocados com arranjos e direção musical do maestro Cristovão Bastos.
A entrada é livre.