Julián Fuks Venceu Prémio Literário José Saramago 2017

O autor brasileiro, de origem argentina, Julián Fuks, foi distinguido com o Prémio Literário José Saramago 2017, com um valor pecuniário de 25 000 euros, pelo romance A Resistência, editada em Fevereiro de 2016, em Portugal, pela Companhia das Letras.

A Resistência é um romance semi-autobiográfico que foca a demanda de um filho de refugiados da ditadura argentina em busca do passado da sua família, do seu irmão adoptado e da sua própria história de vida.

A obra foi distinguida, em 2016, com o Prémio Jabuti na categoria romance e ficou em segundo lugar no Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa.

Ele é adotado, foi o que eu disse alguma vez a uma prima que teimava em ressaltar como éramos diferentes, ele e eu, seus cabelos mais escuros e encaracolados, seus olhos tão mais claros. Na minha declaração não havia maldade ou despeito, eu acho, eu devia ter uns cinco anos de idade – mas, se agora me sinto impelido a me defender, talvez de fato estivesse acometido por alguma crueldade inocente, que até hoje trato de velar. Estávamos num carro dirigido pelo meu pai, e minha mãe só podia estar ausente porque meu irmão ocupava o banco da frente, não sei se acompanhando a conversa ou perdido em pensamentos insondáveis. Fez-se um silêncio imediato. Posso ter levado um cutucão discreto da minha irmã, que imagino sentada ao meu lado, ou a pontada foi apenas o incômodo que senti ao perceber que havia errado, incômodo que tantas vezes senti sem que ninguém me acotovelasse. Tão contundente foi aquele silêncio que dele me lembro até hoje, entre tantos silêncios pouco memoráveis.

O Prémio José Saramago foi instituído pela Fundação Círculo de Leitores, em 1999, com o objectivo de distinguir jovens escritores de língua portuguesa, cuja idade não ultrapasse os 35 anos, aquando da publicação da obra. O Prémio Saramago é bienal e, nas edições anteriores, distinguiu os escritores Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki e Bruno Viera Amaral.

Júlian Fuks estará no Folio nos próximos dias 27 e 28, onde participará em duas mesas. A primeira subordinada ao prémio que agora lhe foi atribuído e respectivo livro; e a segunda, uma conversa com Ana Margarida Carvalho e Ana Sousa Dias, com o tema Os Náufragos e os Resistentes.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorImperial Lança Casa Assombrada De Chocolates
Próximo artigoThor: Ragnarok

Leave a Reply