Home Música & Espectáculos Dança Lago dos Cisnes “deslumbrou” no Tivoli

Lago dos Cisnes “deslumbrou” no Tivoli

Foi uma versão ligeiramente adaptada do Lagos dos Cisnes, que o o público do Teatro Tivoli pode assistir, no passado dia 7 de Dezembro, em Lisboa, pelo Moscow Tchaikovsky Ballet, mas mesmo sem música oa vivo, a interpretação dos bailarinos encantou o público da sala lisboeta, que se encontrava esgotada.

O bailado em dois actos e quatro cenas, da autoria de Piotr Tchaikovsky, com coreografia de Mariu Petipa e Lev Ivanov, continua a ser dos mais belos e mágicos dos bailados clássicos, encantando gerações, século após século, desde a sua estreia a 20 de Fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi em Moscovo.

Cena I

No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried, na qual este é condecorado cavaleiro. A rainha oferece ao filho como presente um arco e flechas, e pede-lhe que no dia seguinte escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local, enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.

lago_cisnes_lisboa_8310

Cena II

O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito, sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que a ame, apenas ela. Siegfried louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.

Cena III

Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha, o príncipe julga reconhecer que a filha do nobre cavalheiro Odile é a sua amada Odette, mas na realidade, por baixo das figuras do nobre cavalheiro e a sua filha escondem-se o mago Rothbart e a feiticeira Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.

Cena IV

Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa, mas Odette, destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge Siegfried, que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. O mago Rothbart, impotente contra esse amor, decide se vingar dos dois e então inunda as margens do lago, Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfried, tomado pelo desespero, afoga-se nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes. O príncipe não sobrevive. É a morte de amor.

“Mas será que o amor morre mesmo?” – Uma encenação harmoniosa, com direcção de Anastacia Sverchkova e interpretações belíssimas de Natalia Kungurtseva – Odette/Odile e Dimitry Smirnov  – Príncipe Siegfried, destaque ainda para Denis Sdvizhkov no papel de Bobo. A produção foi da Classic Stage.

Fotos de Francisco Lourenço

Clique para ver: Lago dos Cisnes “deslumbrou” no Tivoli: em imagens

SEM COMENTÁRIOS

Leave a ReplyCancel reply

Exit mobile version