O Dia Mais Curto Regressa a 21 de Dezembro

OMDC_2015

É já na segunda-feira, dia 21 de dezembro, em pleno Solstício de inverno, a 3ª edição d’O Dia Mais Curto.

A iniciativa levada a cabo pela Agência da Curta Metragem propõem sessões públicas em diversos espaços de todo o país, quer seja online, a televisão, em cinemas, bibliotecas, centros culturais, entre outros, quer em programas próprios quer em colaboração com as autarquias.

Na secção Programa Nacional será possível assistir a produções recentes como Amélia & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos; Blood Brothers, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra ou a Inventário de Natal, de Miguel Gomes. À lista juntam-se ainda Longe do Éden, de Carlos Amaral; Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves ou Campo à Beira Mar, de André Ruivo.

Já a sessão Europa em Curtas apresenta filmes internacionais premiados e distribuídos pela Short Circuit, rede europeia dedicada à divulgação de curtas-metragens.

Do programa faz também parte uma sessão especial na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, na qual serão apresentados Vigil, de Rita Cruchinho; Rampa, de Margarida Lucas; A Torre, de Salomé Lamas e Sobre El Cielo, de Jorge Quintela. Uma sessão especial acontece ainda no Teatro Municipal de Vila do Conde, incluindo Vila do Conde Espraiada, de Miguel Clara Vasconcelos e A Glória de Fazer Cinema em Portugal, de Manuel Mozos, ambas estreadas na 23.ª edição do festival Curtas Vila do Conde.

O Dia Mais Curto estende-se ao Porto, mais precisamente ao metro da Invicta, onde será possível ver filmes em algumas estações e carruagens.

Os espetadores do canal TVCine terão à espera Lar Doce Lar, de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet e Paccolat Stéphane; Nada Fazi, de Filipa Reis e João Miller Guerra e La Chambre Jaune, de André Godinho.

De destacar ainda um ciclo dedicado aos mais pequenos: Contos à Sombra das Árvores e o Curtinhas, este último propondo filmes para toda a família, em Braga, Coimbra, Barcelos, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Na edição de 2014, O Dia Mais Curto contou com cerca de 4000 espectadores, distribuídos por 68 sessões e mais de 35 filmes em 24 localidades portuguesas.

Este evento nasceu em 2011, em França, sendo celebrado todos os anos em dezenas de países.

Texto de Alexandra Gil

Artigo anteriorCompanhia Paulo Ribeiro Comemora 20 anos na Culturgest com A Festa
Próximo artigoD.A.M.A Esgotam Duas noites no Campo Pequeno

Leave a Reply