Portugal celebra O Dia Mais Curto com Sessões de Cinema em Todo o país

ODMC_Cartaz_A3São 24 as localidades portuguesas que vão celebrar, durante o próximo fim-de- semana, O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, com mais de 50 sessões de cinema de norte a sul do país, passando também pelas ilhas.

A iniciativa, que é organizada pelo 2º ano consecutivo em Portugal, arrancou no inicio do mês culminando no próximo domingo, 21 de dezembro, literalmente o dia mais curto do ano devido ao Solstício de Inverno.

Abrantes, Albufeira, Angra do Heroísmo, Barcelos, Constância, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Madalena, Oeiras, Paredes de Coura, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Trofa, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Viseu vão exibir curtas-metragens para todos os públicos, nos mais variados locais, através dos programas preparados para a ocasião.

Transversal a todos os países que vão celebrar O Dia Mais Curto, o programa Europa em Curtas exibe alguns dos filmes mais destacados e premiados em todo o mundo nos últimos anos. Por sua vez, o “Panorama Nacional” apresenta ao público algumas das obras produzidas recentemente em Portugal que viram a sua qualidade reconhecida nos festivais de cinema internacionais mas que, em muitos casos, ainda permanecem desconhecidas no próprio país.

A pensar em toda a família, o programa “Curtinhas”, baseado na secção para crianças do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, volta a apresentar uma seleção de filmes para os mais novos.

Não esquecendo a quadra Natalícia, O Dia Mais Curto apresenta ainda “Um Natal dos Diabos!”, uma série de divertidas curtas-metragens onde não faltam o Pai Natal, as renas, os presentes e a árvore de Natal, e onde o humor desenfreado e a subversão andam à solta.

Para além de sessões no Metro do Porto e no Canal 180, uma das novidades da programação desta edição é uma sessão especial na Cinemateca Portuguesa, a 20 de dezembro, às 21h30, com a estreia lisboeta de curtas-metragens portuguesas. Cinema de Rodrigo Areias, Fuligem de David Doutel e Vasco Sá, False Twins de Sandro Aguilar e Versailles de Carlos Conceição, são alguns dos filmes que integram esta sessão que contará com a presença dos realizadores.

Ainda em Lisboa, estão agendadas sessões na Fnac Chiado, às 18h30, na Fnac Oeiras Parque, às 15h00, e no Quiosque do Jardim de Campo Ourique, às 17h00, com um programa associado preparado pelo Shortcutz Lisboa.

O Dia Mais Curto nasceu em França em 2011 e vai ser celebrado, em simultâneo, em dezenas de países em todo o mundo. Em Portugal, a iniciativa é novamente organizada pela Agência da Curta Metragem.

Texto C&H 
Artigo anteriorCasino Estoril Recebe Chicago – The Musical
Próximo artigoTurkish Airlines inaugura rota Porto-Istambul e aumenta voos a partir de Lisboa

Leave a Reply