Prémio Literário Fundação Inês De Castro Distingue Jorge Sousa Braga

Jorge Sousa Braga é o vencedor da 14ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, com a obra A Matéria Escura e Outros Poemas, da editora Assírio & Alvim. A Cerimónia de entrega de Prémios terá lugar a 9 de abril de 2022, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. 

«Natural de Cervães, Vila Verde, o médico obstetra Jorge Sousa Braga é autor de uma vasta obra poética e, para além da sua singular criação lírica, tem-se destacado no campo da literatura infanto-juvenil e como tradutor e/ou organizador em várias antologias.»

O livro A Matéria Escura e Outros Poemas tinha já sido distinguido com o prémio Melhor Livro de Poesia, nos Prémios Autores 2021, atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O júri, composto por José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Isabel Pires de Lima, Pedro Mexia e António Carlos Cortez, escolheu, por unanimidade, atribuir o Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020 à obra de João de Melo.

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Com trinta livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México, Colômbia e Croácia. Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando». Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorMátria Inaugura A Temporada Lírica E Sinfónica Do Coliseu Do Porto
Próximo artigoÚltima Hora Para Ver No Teatro Maria Matos

Leave a Reply