Em 2012 a Royal Caribbean sentiu muita pressão sobre a tarifa média, em consequência, vai reduzir a sua presença na Europa em 3 navios, já em 2013, recolocando-os na Ásia e nas Caraíbas, aumentando a oferta para este mercado em mais 1000 camas. Em Portugal verificou-se igualmente uma retracção em cerca de 23% dos passageiros, em parte devido ao cancelamento do cruzeiro Lisboa-Brasil, realizado só em 2011. As partidas de Málaga, com elevada adesão do mercado português, vão ser descontinuadas. “Vamos à procura mais da qualidade, ao invés da quantidade. Vamos focar-nos em conhecer a procura e aproximar o produto”, referiu o Managing Director da Melair IR.
A aposta da companhia é no early booking, especial crianças até aos 12 anos para partidas seleccionadas, onde até duas crianças no camarote com dois adultos, só pagam as taxas e gratificações e nas suites e quartos com varanda.
As crianças passam a dispor da Barbie at Sea a partir de Março de 2013, com actividades temáticas – histórias, cinema, passagem de modelos. A participação requer uma pré-reserva na Adventure Ocean. A Animação da Dreamwoorks continua presente no Allure of the Seas, Liberty of the Seas, Freedom of the Seas e Oasis of the Sea, com filmes 3D e pista de gelo.
A marca aposta ainda na revitalização da frota, o que significa, um investimento por navio de 25 a 30 milhões de dólares, elevando toda a marca a um novo padrão de exigência e qualidade. O objectivo é adequar toda a frota à classe Oasis®”. A renovação tem especial incidência na decoração dos camarotes, na renovação dos Lcd e das áreas públicas.
A Royal Caribbean inaugurará em Outubro de 2014 um novo navio, dentro do projecto Sunshine®, que apresenta mais um deck, Reflection Suites com um duche envidraçado, Aquaclass suites e 4 Signature Suites, que faculta aos seus ocupantes uma área reservada, interdita aos restantes passageiros.
Texto de Clara Inácio