Seia Acolhe CineEco Até Dia 13 De Outubro

Seia acolhe até dia 13 de outubro a 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorre na Casa Municipal da Cultura, e este ano assenta numa maior aposta em obras cinematográficas.

A edição deste ano celebra os 50 anos do filme clássico Verdes Anos; conta com a participação de cerca de 300 filmes dos vários cantos do mundo, tendo sido selecionados 66, de 27 países diferentes.

Haverá várias sessões de cineconcertos, e contou na abertura com uma sessão com o pianista e compositor Filipe Raposo com o apoio do FILMar (Cinemateca Portuguesa).

O programa conta com várias secções competitivas, organiza um conjunto de atividades, onde se incluem conversas com realizadores, exposições, acções de educação ambiental com escolas, entre outros, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

As sessões de cinceconcerto vão contar com a projecção dos filmes: Serra da Estrela (Raul de Caldevilla, 1921); Mata do Bussaco (Hans Berge, 1919); Tosqouia de Ovelhas No Paúl da Serra, Madeira (Manuel Luís Vieira, 1937); Lagoa (Filmes Castello Lopes, 1929); A Indústria Baleeira (João César de Sá, 1932); e Nazaré, Praia de Pescadores (Leitão de Barros, 1929) – composição original de Filipe Raposo (2020).

Outro dos destaques da programação deste ano é a celebração dos 50 anos do filme clássico fundador do cinema novo português, Verdes Anos (1963), de Paulo Rocha, exibindo-o numa sessão dupla com Onde Fica Esta Rua ou Sem Antes Nem Depois? (2022), de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

No filme Onde Fica Esta Rua ou Sem Antes Nem Depois? os dois cineastas deixaram-se guiar através do olhar cinematográfico e da planificação de Paulo Rocha, observando “camadas geológicas, urbanas e sociais sucessivas de Lisboa”, e filmando em locais da cidade agora sitiados pela pandemia. Os mesmos planos, as mesmas cenas, a ruralidade da capital urbanizada em avenidas novas – meio século depois que Lisboa vimos e vemos?

As sessões vão contar com a presença de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, acompanhados de Isabel Ruth, atriz com uma icónica presença em Onde Fica Esta Rua ou Sem Antes Nem Depois? e que interpreta Ilda em Verdes Anos.

A programação completa pode ser vista aqui. A entrada é livre.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorMulheres De Shakespeare Para Ver No Teatro Helena Sá E Costa No Porto
Próximo artigoDeus Foi De Férias Marca A Estreia De Edmundo Rosa Na Literatura

Leave a Reply