A peça de Plauto tem encenação e versão cénica de João Mota e coloca em palco um elenco de luxo encabeçado por Virgílio Castelo e Rui Mendes. À dupla de atores juntam-se João Ricardo, Fernando Gomes, Carlos Vieira de Almeida, Rui Neto, Miguel Costa e Miguel Raposo.
Em cena até 17 de novembro, a obra imortal do autor romano aborda o tema da separação e do reencontro dos apaixonados, em jeito de comédia de enganos, com muitos mal-entendidos e trocadilhos.
A ação decorre numa rua de Atenas, onde o escravo Pseudolo engana um proxeneta para lhe roubar assim uma cortesã amada pelo seu amo. Trapaceiro, hábil na humilhação dos poderosos, o protagonista recorre a todos os estratagemas para levar a melhor e enaltecer também o triunfo dos escravos.
Segundo o encenador, “este é um teatro que exclui toda a interioridade. O espectador é aqui um parceiro do ator. Tudo lhe é dado, nada é guardado, desde os pensamentos mais secretos aos mais negros”.
O Aldrabão está em cena entre 17 de outubro e 17 de novembro, às quartas-feiras às 19h00, de quinta a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00. Os bilhetes custam entre 5 e 17 euros – com descontos diversos – e estão já à venda nos locais habituais.
Texto de Alexandra GilFotos de Sara Santos