Exposição Dedicada ao Charlie Hebdo Estreia Hoje na Amadora

charlie-hebdo_posterEstúpidos, Maldosos e Semanais. Uma Constelação em Torno do Charlie Hebdo é a exposição que inaugura hoje na Bedeteca da Amadora, pelas 20h00.

A mostra é inaugurada no dia em que se assinala um ano após o atentado que chocou Paris e o mundo ocidental, e está integrada no programa Os 5 Sentidos da Banda Desenhada, com curadoria de Pedro Moura e com a colaboração de Osvaldo Macedo de Sousa. E, para além do tributo, pretende mostrar o contexto em que o Charlie Hebdo (assim como o grupo editorial que o formou, associado à revista Hara-Kiri) surgiu.

A exposição apresenta referências da imprensa ilustrada satírica, os títulos de banda desenhada, imagens da publicação e livros que refletem a sua história, e há ainda uma secção organizada por Osvaldo Macedo de Sousa: “Cartoonismo: uma profissão de risco?”, em que se visitam vários artistas que, no mundo dito do Médio Oriente e Ásia têm sofrido as consequências mais graves pelo seu trabalho artístico, demonstrando que a luta pela liberdade de expressão é verdadeiramente universal, e que a solidariedade deve ultrapassar fronteiras, línguas e culturas.

Depois da inauguração decorre uma mesa-redonda informal, com a presença de Nuno Saraiva, Rui Pimentel e Osvaldo Macedo de Sousa.

A mostra pode ser vista na Bedeteca da Amadora, de terça a sábado, das 10h00 às 18h00, até dia 30 de janeiro, e tem entrada é livre.

Texto de Elsa Furtado

Artigo anteriorA Importância de Ser Agustina Bessa-Luís em Cena no Teatro Taborda em Lisboa
Próximo artigoBritânicos Hot Chip Confirmados no NOS Alive 2016

Leave a Reply