Serralves Apresenta Wolfgang Tillmans: No Limiar da Visibilidade

unnamed (20)Wolfgang Tillmans: No Limiar da Visibilidade é uma das exposições atualmente patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

Patente até 25 de abril, Wolfgang Tillmans: No Limiar da Visibilidade é a primeira exposição de Wolfgang Tillmans em Portugal.

O artista continua a expandir as possibilidades de receção da sua obra através de um reposicionamento radical das suas múltiplas dimensões. Em Serralves, presta especial atenção ao que descreve como as suas “Paisagens Verticais”, fotografias dos fenómenos naturais da luz quando o dia encontra a noite, o céu encontra a terra, a nuvem encontra o céu. Datadas de 1995 ao presente e impressas em escalas que vão das dimensões fotográficas estandardizadas à expansão panorâmica de quatro metros, as fotografias traduzem o potencial expressivo do apurado formalismo visual de Tillmans e o compromisso do artista com a fotografia tão inerentemente físico quanto imaterial.

Na sua beleza perturbadora, produzida em parte pelos avanços técnicos dos fabricantes de câmaras, em parte pela insistência dos fotógrafos em permitir que esses avanços se vejam, criam um desafio aos cânones do “cool”, dominante na cultura visual dos nossos dias.

A exposição é site-specific, respondendo ao contexto arquitetónico particular da sua apresentação no museu e à inclusão de novo material fotográfico. Alude também a noções de “universal” através da omnipresença do céu e da água, em que emergem vislumbres do corpo humano e de determinadas situações e lugares sociais, naturais e arquitetónicas de todo o mundo. Assumindo a forma de intervenção visual e arquitectónica em 1000 metros quadrados de galerias no Museu de Serralves, juntamente com uma sequência de instalações de obras em vídeo recentemente produzidas, a exposição promete ser um ambiente imersivo de estados liminares.

A mostra pode ser vista de terça a sexta, das 10h00 às 18h00, e ao fim de semana das 10h00 às 19h00. Os bilhetes para o museu estão à venda no local e custam 10 euros (com acesso ao parque).

 

Autor:Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorCaixa Ribeira Regressa a 3 e 4 de Junho Com António Zambujo, Simone de Oliveira E Muitos Outros
Próximo artigoQuinta do Bill Tem Novo Disco e Nova Digressão

Leave a Reply