Festival Músicas do Mundo Anunciou Novos Nomes

fmm2016O Festival Músicas do Mundo, que se realiza entre 22 e 30 de julho, em Porto Covo e Sines confirma mais oito espetáculos de uma geografia diversa: Imed Alibi, Speed Caravan, Islam Chipsy & E.E.K., Bachar Mar Khalifé, Vardan Hovanissian & Emre Gultekin, Alaverdi, Dakh Daughters e Trad.Arrack!.

A presença do Magrebe é assegurada por Imed Alibi, um percussionista que procura um som de fusão partindo de uma base de ritmos do Magrebe e do Médio Oriente. e por Speed Caravan, o projeto do rocker argelino Mehdi Haddab, mestre do alaúde elétrico.

Do Cairo chega-nos Islam Chipsy & E.E.K., com uma das mais entusiasmantes propostas de música ao vivo do planeta. Islam Chipsy, teclista pioneiro do chaabi elétrico, usa a escala oriental para criar formas sonoras do outro mundo, apoiado pelo poder percussivo de Khaled Mando e Mahmoud Refael em duas baterias musculadas.

Do Levante, o Festival acolhe Bachar Mar-Khalifé, cantor, compositor e multi-instrumentista franco-libanês que, a par da carreira na música clássica, iniciou um trajeto na fusão, em agrupamentos que cruzam jazz, world music, eletrónica e hip-hop.

O quinto espetáculo confirmado junta a Arménia e a Turquia, representados pelo duo Vardan Hovanissian & Emre Gültekin. Vardan toca duduk, instrumento de sopro que é um símbolo da Arménia, e Emre canta e interpreta três instrumentos de cordas – o saz, o baglama e o tanbur.

Com raízes na Geórgia, Cáucaso chega-nos Alaverdi, um quarteto vocal que dá continuidade a uma das mais ricas tradições polifónicas do mundo. Faz parte de uma nova geração de cantores que se entrega à missão de dar presente e futuro a uma expressão inscrita na lista de Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. Do jogo de vozes entre os quatro cantores – Nuzgar Kavtaradze, Bidzina Murgulia, George Abashidze e Mikheil Javakhishvili – resultam harmonias de dançam entre o baixo mais profundo e o falsetto mais celestial. Além de cantar, tocam uma panóplia de instrumentos de cordas e sopros.

Dakh Daughters são um grupo de atrizes ucranianas transformadas em personagens de um “cabaret freak” onde todos os registos são possíveis: performance teatral, recital clássico, concerto punk. Os rostos pintados de atrizes do cinema mudo acrescentam às suas personagens um dramatismo que as ajuda a pôr de pé, em cada canção, um pequeno espetáculo subversivo.

Finalmente, do Báltico chega Trad.Attack!, banda estónia que cria folk de sensibilidade contemporânea inspirada em velhas gravações de folclore.

O cartaz do Festival Músicas do Mundo conta ainda com as presenças confirmadas de Alaverdi (Geórgia), Alibombo (Colômbia),Bachar Mar-Khalifé (Líbano / França), Billy Bragg (Reino Unido), Bixiga 70 (Brasil), BNegão & Seletores de Frequência (Brasil), Graveola (Brasil), Juana Molina (Argentina), Los Pirañas (Colômbia), Systema Solar (Colômbia), The Comet is Coming (Reino Unido) e The Unthanks (Reino Unido), Dakh Daughters (Ucrânia), Imed Alibi (Tunísia), Islam Chipsy & E.E.K. (Egito), Speed Caravan (Argélia / Senegal), Trad.Attack! (Estónia) e Vardan Hovanissian & Emre Gültekin (Arménia / Turquia).

O preço dos bilhetes para a edição deste ano ainda não foi anunciado.

Texto de Ana Filipa Correia

Artigo anteriorPrémio Literário Fundação Inês de Castro Atribuído a Armando Silva Carvalho
Próximo artigoSofitel Lisbon Liberdade Propõe Um Lanche Diferente

Leave a Reply