7ª Edição Do Festival De Música De Setúbal Decorre De 25 A 28 De Maio

A 7ª edição do Festival de Música de Setúbal vai decorrer de 25 a 28 de maio subordinado ao tema da Migração, focando-se na inter-relação das culturas da Península Ibérica.

Nesta edição irão estar presentes alguns dos maiores grupos de músicos nacionais e internacionais como a Grand Union Orchestra (Londres), a Sinfonietta de Lisboa e o Coro da Gulbenkian.

A guitarra que, de uma forma geral, existe em todas as culturas, será um dos elementos mais presentes nesta edição, sendo um instrumento simbólico da migração e representativo da vida musical na Península Ibérica, nesta área destaque para as atuações de Dejan Ivanovich, vindo de Tuzla (Bósnia e Herzegovina) e atualmente considerado um dos mais conceituados guitarristas clássicos de Portugal, que atuará em três concertos contrastantes.

Destaque ainda para as atuações da cantora e acordeonista Celina da Piedade, da jovem fadista Teresinha Landeiro e do Ensemble Juvenil de Setúbal.

O programa abre no dia 25, com o concerto Boas Migrações pela Sinfonieta de Lisboa, no Fórum Luísa Todi. Participam ainda a Camerata de cordas do festival e os maestros Vasco Pearce de Azevedo e Kerem Hasan. Os bilhetes custam 10 euros.

No dia 26, no Auditório José Afonso, haverá uma demonstração de percussão; e na Igreja de S. Simão, em Vila Fresca de Azeitão, haverá um concerto de cordas ibéricas, pela Camerata do Festival de Setúbal, com Dejan Ivanovich na guitarra, dirigido pelo maestro Kerem Hasan.

Mais tarde, o Fórum Municipal Luísa Todi, recebe o espetáculo Ventos ibéricos pela Grand Union Orchestra, e ainda com Celina da Piedade na voz e acordeão, a Academia Luísa Todi, o Conservatório Regional de Setúbal e o Conservatório Regional de Palmela, dirigidos por Tony Haynes. Os bilhetes custam 10 euros.

No dia 27, é a vez da música descer à Baixa de Setúbal, onde haverá música nas ruas. À tarde, na Casa da Avenida tem lugar um espetáculo com músicas de novos compositores setubalenses.

Para o último dia do festival está agendado para o Fórum Luísa Todi o espetáculo Vozes ibéricas, com os coros das escolas do 1º ciclo, o Coral Infantil de Setúbal e elementos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que terá como convidado o músico Carlos Barreto Xavier, coordenador e diretor do projeto.

E a encerrar, o concerto Migrações Ibéricas na igreja do Convento de Jesus, com Dejan Ivanovich, o Coro da Gulbenkian e o coro do Conservatório Regional de Setúbal, dirigidos pelo maestro Paulo Lourenço. Os bilhetes custam 10 euros.

O festival contará ainda com a presença de Pilar Del Rio, que irá discutir o livro de José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, A Jangada de Pedra, que reflete e ilustra os temas de migração e da Península Ibérica.

A programação inclui ainda performances, exposições e apresentações em vários edifícios históricos de Setúbal.

O cartaz completo pode ser visto aqui.

Os bilhetes estão disponíveis online e no Fórum Luisa Todi e variam entre os 3, 6 e 10 euros consoante o concerto. Havendo ainda atividades de entrada livre.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorLisbon Bar Show 2017 Já Tem Programação Fechada
Próximo artigoRevelados Todos Os Nomes Do Jazz Em Agosto De 2017

Leave a Reply