A Vida E Obra De Frida Kahlo Para Ver E Conhecer Numa Exposição Multimedia Em Lisboa

Se é fã de Frida Kahlo, de Arte , ou não conhece nada sobre a pintora mexicana, então esta é uma óptima oportunidade de ficar a conhecer. Depois de ter passado pelo Porto, eis que chega a Lisboa a exposição multimedia Frida Kahlo – a Biografia Imersiva, mesmo a tempo do Dia de Los Muertos.

A mostra homenageia a mulher e a artista, conta-nos a sua história, o seu precurso, mas convida-nos também a entrar no interior de Frida, de forma a conseguirmos perceber melhor as suas atitudes, a sua dor, e as suas obras.

Composta por várias salas, o percurso da visita começa numa tenda nos jardins do Reservatório, onde ficamos a conhecer a biografia de Frida. “A Infância”, “A Adolescência”, “As Paixões”, “A Maternidade”, “Ser um Ìcone”, ao “Acidente” que a marcou para a vida toda, são alguns dos momentos aqui descritos. No meio, um altar (elemento muito importante na Cultura Mexicana) dedicado à artista sobressai pela sua cor e magnificiência.

Segue a nossa descoberta por um túnel de flores, cor e música em fundo. Seguindo uma linha cronológica, o momento seguinte é dedicado ao acidente que marcou profundamente a vida e obra de Frida. Elementos multimedia tentam-nos passar a sensação do que foi, da dor, do estrago feito.

A recuperação é a paragem seguinte, e também este momento recorre a elementos interativos. Vestidos e outros elementos coloridos e típicos da Cultura Mexicana acompanham-nos no caminho, até chegarmos a um dos pontos altos desta exposição.

Uma experiência de Realidade Virtual, de cerca de 9 minutos, em que viajamos e vemos o mundo de Frida pelos seus olhos. As cores, as casas, os frutos, os pássaros, são aqui alguns elementos imprescindíveis, que nos fazem sentir como se estivessemos verdadeiramente na casa e no mundo de Frida.

O percurso prossegue por entre flores, cores, música, e alguns momentos interativos.

Para o fim, fica o aguardado espetáculo multimedia, onde viajamos com Frida por Nova Iorque ou Paris, e pela sua arte, pelas cores, pela vida.

Esta é uma das exposições mais completas da artista a que podemos assistir em Portugal.

De destacar também a presença de alguns elementos na exposição, que permitem às crianças também desfrutarem, aprenderem e participarem do evento. E uma loja com peças inspiradas na obra da artista.

E depois disto tudo, afinal quem foi Frida Kahlo?

Frida Kahlo nasceu a 6 de julho de 1907, no México e desde cedo foi considerada uma mulher à frente da sua época. Com uma personalidade única, vincado sentido de independência, um estilo artístico inconfundível (cores fortes e alegres, temas populares do México, são alguns dos elementos de destque das suas obras), uma história de vida intensa e um percurso de superação, Frida assume-se hoje não só como uma referência artística incontornável, mas como um ícone que inspira multidões. Frida Kahlo teve uma vida tão impressionante quanto a sua obra, tendo sido a primeira pintora mexicana a vender um quadro ao Museu do Louvre. Foi casada com o pintor Diego Rivera, com quem teve uma relação de altos e baixos, que lhe serviu de inspiração. Ao longo da sua vida, Frida Kahlo contactou com várias figuras ilustres e marcantes da época a nível mundial.

Com a assinatura do atelier OCubo, a mostra ocupa o Reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, e promete conquistar quem por lá passar.

Esta é uma colaboração entre a Immersivus, o atelier OCUBO, a Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona, o estúdio criativo Layers of Reality e a Fever.

A exposição vai ficar patente ao público de 27 de outubro de 2022 a 9 de abril de 2023, de terça a domingo, das 17h00 às 20h00, com entradas a cada meia hora. Os bilhetes podem ser adquiridos no local e online e têm preços a partir de 10 euros.

Autor:Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)
Artigo anteriorDa Weasel Regressam Em 2023 No Marés Vivas
Próximo artigoVamos Brincar No Halloween

Leave a Reply