Amélia Bentes apresenta Eternuridade no CCB

Eternuridade-11Reportagem Sara Santos

O espaço BoxNova no Centro Cultural de Belém, criado para a apresentação de novas criações de dança, apresentou no dia 4 e 5 de outubro, a nova criação de Amélia Bentes Eternuridade.

O espetáculo conta com interpretação de Joana Fagulha, Nuno Labau, Tiago Correia, Mariana Rodrigues, Clara Marchana, Fran Martinez, Sérgio Diogo Matias, Joana Silva, Irina Soares, Duarte Valadares.

Eternuridade surge da necessidade de pensar o corpo dos afectos. São corpos que dançam metáforas do que lhes é efémero e transitório. Metáforas que precisam de existir nem que seja apenas um instante, para se tornarem eternas. São paisagens das vidas que se vão desenrolando sem excessivo apego, porque as emoções e as sensações aparecem e passam, como nuvens num céu aberto (pesadas e leves).É bom entregarmo-nos, rendermo-nos, sem juízos, sem resistência, aceitar em plenitude o momento presente, que vai como veio, limpidamente: vivê-lo na unicidade de cada um e de todos. As imagens oníricas e o lado poético do corpo são uma constante nos meus trabalhos: o grande desafio é colocar estes temas físicos numa composição coreográfica matemática, mas orgânica, humana, de grande emotividade e energia. A peça desenvolve-se sempre com temas novos, levando o espectador a ficar preso no discurso ou no cheiro e-terno dos corpos.   Amélia Bentes

 

This slideshow requires JavaScript.

Artigo anteriorTivoli em Copenhaga promete mais um Halloween em grande
Próximo artigoBairro do Panda repete êxito e volta a oferecer momentos de grande animação aos mais pequenos

Leave a Reply