António Zambujo e João Gil Trouxeram uma Bela Noite de Música Portuguesa ao EDPCoolJazz

João Gil
João Gil
António Zambujo

A segunda noite da 12ª edição do Festival EDPcooljazz trouxe música portuguesa aos jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, nos talentos mais do que comprovados de João Gil e de António Zambujo.

João Gil juntou Amigos e mostrou porque é que ao nome dele se pode associar “uma travessia”. Esteve e está presente num conjunto de canções que muitas vozes consagraram. O novo projeto musical Non-Finito, que constou no alinhamento desta noite, junta originais a algumas das composições mais emblemáticas de João Gil como “Ao sul”,  “Loucos de Lisboa”, “Postal dos Correios”, “Perdidamente”, “125 azul” ou “Saudade”.

Com João Gil na guitarra e voz, além de Miguel Amado no baixo, Carlos Miguel na bateria, Daniel Salomé nos sopros e Ruben Alves ao piano, estiveram os amigos Filipe Pinto, Nancy Vieira e Camané, e viveram-se momentos de belíssimas canções.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

 

António Zambujo foi o “senhor que se seguiu” com o grupo de músicos que o acompanha: Bernardo Couto na guitarra portuguesa, José Miguel Conde nos clarinetes, João Moreira no trompete e Ricardo Cruz no contrabaixo (e direção musical). Com a simpatia de sempre, António Zambujo saudou o público no doce sotaque alentejano: “Boa noite, ‘Tá uma noite boniiita. Tivémos aqui um concerto do João Gil boniiito. Espero que gostem também do nosso!”

E gostámos. Desde a “Fatalidade” até ao “Pica do sete” foram mais de vinte canções que incluíram temas da Rua da Emenda e de trabalhos anteriores. No encore, a frieza não gelou (com a “tua frieza gela” misturada com “postal dos correios” ou “a fisga”). Já que o autor estava por perto, juntaram-se os dois numa animada interpretação do “Zorro”- os enormes João Gil e Zambas.

Depois desta noite de dia 23 de julho, a música cantada na língua portuguesa regressa ao Festival EdpCooljazz a 31 de julho com Caetano Veloso e Gilberto Gil no Parque dos Poetas: Caetano Gil – Dois Amigos, Um Século de Música (já esgotado). Pelo meio vai haver Lianne La Havas a 26 de julho (com iZem na primeira parte) nos jardins do Marquês de Pombal, Mark Knopfler (and band) a 28 de julho no Parque dos Poetas, (também já esgotado), Melody Gardot a 29 de Julho nos jardins do Marquês de Pombal (com Pierre Aderne na primeira parte) e Lionel Richie – All the Hits, All Night Long a 30 de Julho (com Cais Sodré Funk Connection na primeira parte) no Parque dos Poetas.

Reportagem de Madalena Travisco (texto) e Ana Filipa Correia (fotos)

 

Artigo anteriorBordallo Pinheiro Lança Os Figurões
Próximo artigoHá Música no Convento dos Capuchos Até 8 de Agosto

Leave a Reply