Caldas Da Rainha Reavivam Frutos Em Agosto

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Frutos – a Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha está de regresso, de 19 a 28 de agosto e promete recuperar o fulgor de outros tempos.

O certame dedicado à fruta e à sua produção vai ter lugar no Parque D. Carlos I, da cidade do Oeste e promete muita animação, atividades, gastronomia e música durante dez dias.

“Nós queremos realizar uma Feira de Fruta que regresse aos seus tempos áureos, como nos anos 70/80”, explicou o Presidente da Câmara das Caldas da Rainha Fernando Tinta Ferreira, aquando a apresentação do evento em Lisboa.

“As Caldas da Rainha são um centro de produção de fruta, aqui reúnem-se vários produtores como do Bombarral, Alcobaça, Óbidos, Caldas, por isso faz sentido aqui a realização deste evento e nesta altura, que é a época da apanha da fruta (maçã, pêra)”, explicou ainda o autarca.

O local escolhido para acolher o certame foi o Parque D. Carlos I, agora sobre tutela da autarquia, e que foi todo recuperado e reabilitado.

frutos_caldas 10O recinto da Feira vai estar dividido por zonas, e vai ter uma zona para os Produtores de Fruta; uma zona para os Produtores de Vinho da Região de Lisboa, Vale do Tejo e do Oeste; produtos de fumeiro e charcutaria tradicional; um Espaço de Humor – onde vai estar o ilustrador Bruno Pratts e a Cerâmica “malandra” típica das Caldas da Rainha, especialmente das Faianças Bordallo Pinheiro; um espaço para a Cerâmica, Artesãos e Artistas da região; um espaço para os Chefes Convidados; um espaço Saúde; um espaço de Babysitting e uma área de Restauração, onde vão estar mais de uma dezena de restaurantes e bares do Oeste.

O cartaz musical também promete animar o público e apresenta nomes como: HMB (dia 19), The Black Mamba (dia 20), Herman José (dia 21), The Lucky Duckies (dia 22), Miguel Araújo (dia 25), António Zambujo (dia 26), Pedro Abrunhosa (dia 27) e Ana Moura (dia 29). Durante o dia vai também haver animação ao longo de todo o recinto.

Vão ter lugar ainda sessões temáticas relativas à vertente técnica e onde vão ser debatidos temas como “Portugal Sou Eu e Rotulagem”, “Produtos DOP”, “Inspecção de pulverizadores”, entre outros.

Outra novidade é a realização de visitas organizadas a pomares de maçã e pêra certificados, entre 23 e 25 de agosto, “com o objectivo de demonstrar as tecnologias de produção e evidenciar os cuidados a ter na colheita, em pomares sujeitos a referenciais de qualidade que garantem a qualidade e segurança alimentar do consumidor”. O limite de participantes é de 25 pessoas e a inscrição tem um valor de 2 euros e deve ser feita até dia 21 de agosto.

O programa dos Chefes promete trazer quatro profissionais conhecidos e de méritos firmados para showcookings e degustações. Dois na área da cozinha e dois na pastelaria, estando já confirmados os nomes de Miguel Laffan do Restaurante L’and Vineyards; Chefe André Magalhães da Taberna da Rua das Flores, em Lisboa; e Francisco Siopa – que vai abrir o certame e apresentar uma interpretação de doces locais, como cavacas, beijinhos e trouxas combinados com fruta da região; o encerramento vai estar a cargo do outro Chefe Pasteleiro (nome ainda a confirmar).

Uma das principais novidades desta edição é o Prémio Sabor & Qualidade Frutos, que vai ser atribuído pelo Município das Caldas, Comissão Consultiva da Feira dos Frutos 2016, em parceria com a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha e a Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, e que vai ter duas categorias: Produto Sabor & Qualidade e Produto Inovação.

O Prémio Produto Sabor & Qualidade vai premiar “o produto agro-alimentar em fresco ou transformado que esteja disponível no mercado e que se distinga pelas suas características sensoriais e de qualidade e que promova hábitos alimentares saudáveis ou a sustentabilidade na cadeia de valor”.

Prémio Produto Inovação “tem como objectivo premiar projectos de investigação agro-alimentar que visem aumentar a inovação e o valor de produtos hortofrutícolas”.

As candidaturas podem ser apresentadas por todas as pessoas individuais e colectivas e serão analisadas por um júri designado pela Comissão Consultiva da Feira dos Frutos para cada categoria.

 

Os bilhetes para a feira já estão à venda online, no posto de turismo das Caldas, e outros locais habituais, com o passe para os 10 dias a custar 8 euros, até dia 31 de julho, passando depois a custar 10 euros. Os bilhetes diários custam entre 2 e 3 euros – consoante o dia. Vai haver também pacotes com algumas unidades hoteleiras da região.

Artigo anteriorAzeitonas E Convidados No Sol Da Caparica
Próximo artigoMuseu Vista Alegre Apresenta Exposições Temporárias Inspiradas Na Ilustração

Leave a Reply