Casa Da Criatividade De São João Da Madeira Assinala 10 Anos De Vida

A Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, assinala 10 anos de vida e preparou uma programação muita especial, que inclui mais de 80 eventos, que vão passar pela Casa da Criatividade e pelos Paços da Cultura ao longo do ano.

O programa arranca com o Festival Literário Poesia à Mesa, que vai decorrer de 1 a 21 de março, com serão poético com João Gil e o espetáculo-performance Branco de Neve, com o escritor Gonçalo M. Tavares; a 15ª edição do Festival do Teatro, de 26 de março a 23 de abril, com a peça A Ratoeira, de Agatha Christie, com Ruy de Carvalho, inaugura o festival. A programação de abril termina com A Cidade Dança, com a Companhia Portuguesa de Bailado.

No mês de maio, destaque para a música, com os concertos do cantor brasileiro Castello Branco, no dia 6, e do artista americano Raul Midón, no dia 19. A aposta musical da CC passa ainda pelo concerto (esgotado) dos The Gift, no dia 3 de março; os Clã, no dia 4 de outubro; Jonas, no dia 20 de outubro, Salvador Sobral, no dia 30 de novembro e o coro de Gospel The Joyfull and the Spirit of New Orleans, no dia 7 de dezembro.

No âmbito das comemorações do 10º aniversário da CC, as duas primeiras semanas de junho apresentam um eclético cartaz, onde se sublinha a iniciativa Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), um dos parceiros da CC para 2023. A este propósito, Pedro Penim, diretor do Artístico TNDMII, após referir a génese da iniciativa, apontou alguns dos espetáculos e projetos desta parceria, que abarcam a peça de teatro “Pérola sem Rapariga, de Zia Soares, no dia 9 de junho.

O 10º aniversário da Casa inclui ainda visitas guiadas e oficinas pedagógicas, o concerto de Jorge Palma, no dia 16 de junho e a exibição do filme O Vendedor de Rebuçados Apresenta-se Indecentemente Descalço, de Pedro Neves, no dia 18 de junho.

O Festival Novembro Jazz regressa, de 3 a 24 de novembro, desta feita com coprogramação de Rui Miguel Abreu, da Antena 3. O curador do evento reforçou a «nova roupagem do evento, com espaço para as novas “vozes” do jazz». Raquel Martins, Sérgio Alves e João Barradas são os nomes em destaque nesta edição, que irá contar com conversas informais, DJ set e feira de discos, no foyer da Casa.

Das iniciativas recorrentes, destaque para o ciclo Alternativa à 5inta, em parceria com a Associação Cultural Luís Lima, onde se sublinha o concerto de Tó Trips, no dia 23 de março;  It’s a Long Yesterday, no dia 27 de abril e o Gajo, no dia 28 de setembro.

O Ciclo Musicatos, em parceria com a Academia de Música de S. João da Madeira, com arranque no dia 25 de março, com ensemble de violoncelo da ESART, seguido da apresentação de três finalistas da Academia e pontuado com a apresentação do vencedor do concurso “Melhor Português Júnior 8 – Piano”, no dia 21 de outubro.

Os Paços da Cultura voltam a acolher o ciclo de conferências “Pensar Futuro”, com D. Américo Aguiar e “Os Desafios da Juventude”, no dia 6 de maio; Eduardo Anselmo de Castro e “Os Desafios da Demografia”; Carlos Jalali e “Os Desafios da Ciência Política” e Nuno Castro e “Os Desafios da Inovação Científica”.

Também nos Paços da Cultura, o ciclo “Somos Nós”, com oito eventos previstos ao longo do ano. «Uma mostra do que se faz na cidade, com apresentações construídas no seio de cada Associação», refere Gisela Borges da autarquia.

Uma última nota para o espetáculo de Vitor Fernandes e Vasco Dantas, no dia 25 de abril, às 17h00, no âmbito das comemorações do 25 de abril e o concerto da Banda Sinfónica da GNR, no dia 11 de outubro, às 17h00, no âmbito das comemorações do Dia do Município.A programação completa pode ser consultada aqui. Os bilhetes para os vários eventos já estão à venda na Bol e outros pontos de vendas.

Autor:Por Rosa Margarida e Paulo Soares (Fotos)
Artigo anteriorRota Das Amendoeiras Em Flor Arranca Dia 25 De Fevereiro Abordo De Comboio Histórico
Próximo artigoLil Nas X Atua No Festival Alive 2023

Leave a Reply