Famous Dog: Os Cachorros – Quentes Gourmet Já Ladram No Mercado Da Foz

Por Sandra Mesquita (Texto e Fotos)

O Mercado da Foz, no Porto, tem um novo espaço gastronómico: chama-se Famous Dog e promete revolucionar o tradicional cachorro-quente, apostando numa mistura surpreendente de ingredientes e sabores sem nunca perder de vista a receita original. Tudo isto com assinatura do Chefe Ilídio Barbosa, do restaurante do Sheraton Porto Hotel & Spa. 

A ideia partiu de três amigos – Paulo Viana, Frederico Branco e Luís Lopes -, empresários de áreas distintas como a banca, a advocacia e a medicina. “Reparámos que, ao contrário dos hambúrgueres, em que existem sugestões para todos os gostos, os cachorros-quentes estavam a ser banalizados e, até, maltratados”, explica Paulo Viana.

Com a ajuda do Chefe Ilídio Barbosa, a receita simples passou para a cozinha de alto nível e à gastronomia juntou-se a paixão pelo cinema e a televisão nascendo, assim, a Famous Dog. Os cinco cachorros-quentes do menu assumem os nomes – e até a personalidade – de heróis caninos bem conhecidos: Lassie, Rex, Snoopy, Brian e Scooby.

A doce Lassie surpreende pelo pão de frutos vermelhos com queijo cheddar, salsicha de frango e molho artesanal. Rex, o cão polícia, aventura-se com o intenso sabor a bacon no pão tradicional com queijo limiano e salsinha de porco.

Amigo dos vegetarianos, o Snoopy é feito com pão integral, legumes marinados e salsicha de soja. Brian, o sarcástico canino da série Family Guy leva um molho picante com caril e salsicha de porco no pão tradicional. Já o irreverente Scooby (Doo) destaca-se pelo pão negro, feito com tinta de choco, e pelo sabor a abacaxi que combina em harmonia com a cebola crocante, o molho artesanal e a salsicha de peru.

Para acompanhar os cachorros-quentes, a Famous Dog propõe batatas fritas com um povilhado especial, e secreto, do Chefe. Para a sobremesa, para além de gelados artesanais, há cookies de chocolate, petits gâteaux e mini bolas de berlim recheadas de caramelo ou frutos vermelhos.

Cada cachorro-quente custa 4,50 euros ou 6 euros, com batatas fritas e uma bebida. Por mais 50 cêntimos existe também a opção do menu duo, que inclui dois mini cachorros diferentes.

As ementas são para degustar no espaço acolhedor do Mercado da Foz, entre as bancas de flores e de fruta, ou em casa através do embalamento que o restaurante disponibiliza para o efeito.

O espaço está aberto entre as 11h00 e as 17h00 à segunda-feira, de terça a sexta-feira das 11h00 às 19h00 e ao sábado entre as 10h00 e as 17h00.

A abertura da Famous Dog marca o início da requalificação do septuagenário Mercado da Foz. No próximo ano, está prevista a inauguração de uma praça de restauração e novas lojas para dinamizar o espaço tradicional e atrair novos públicos.

Artigo anteriorPresença Publicou Medo Do Quê? De Rodrigo Abril De Abreu
Próximo artigoTeatro Nacional D. Maria II Cria Rede Eunice De Itinerância

Leave a Reply