Festa da Francofonia Invade Portugal de 5 e 28 de Março

Screen Shot 2016-03-01 at 20.24.43

A Festa da Francofonia vai invadir Portugal de 5 a 28 de março, em 16 cidades e envolvendo 12 países falantes de Língua Francesa, subordinada ao tema “O Poder das Palavras” .

O programa inclui mostras de cinema, concertos, exposições e gastronomia, leituras e ateliers criativos, para todas as idades, e ainda o sorteio de viagens e/ou estadias em países da Francofonia, e vai passar por Beja, Braga, Caldas da Raínha, Coimbra, Espinho, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa, Porto, Setúbal, Sintra, Tocha, Vila Nova de Famalicão – Joane e Vila Nova de Gaia.

Os países participantes são Andorra, Bélgica, Canadá, Egipto, França, Luxemburgo, Reino de Marrocos, Roménia, Senegal, Suíga, Tunísia e Qatar e estão envolvidas instituições como o Institut français du Portugal e o Instituto Cultural Romeno, com a rede das Alliances françaises, a APEF – Associação Portuguesa de Estudos Franceses e a APPF – Associação Portuguesa dos Professores de Francês, várias escolas e universidades do país, bem como os liceus franceses de Lisboa e Porto.

O arranque da festa ocorre no sábado, em Setúbal com uma cerimónia do chá marroquino. Nos dias 8 e 9 vai ser gravado em Lisboa e no Porto o Jogo dos 1000 euros, que é a mais antiga emissão da rádio France Inter, existente desde 1958, e é considerado como um dos pontos altos do programa. Este é um jogo de perguntas de cultura geral francófona, emitido diariamente, é gravado em digressão pelo país e uma vez por ano no estrangeiro.

A Noite dos Francófonos está marcada para dia 11 de março, em Coimbra, e prevê a exibição de oito filmes oriundos de Andorra, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Suíça e Tunísia, a partir das 16h30, com intervalos para ouvir música e provar a gastronomia francesa.

No campo da música estão programadas as atuações da artista búlgara Mira Zagorova, dos romenos Bogdan Mihailescu e Anca Iarosevivi, do português Abel Zambujo e do coro do Liceu Francês.

No fim de semana de 19 e 20 é a vez da gastronomia, a street art de Domenec Montané e a fotografia de Miquel Mercè animarem o Jardim da Estrela, em Lisboa.

O programa inclui ainda a vinda a Portugal do filósofo e humorista Yves Cusset e do escritor haitiano-canadiano Dany Laferrière, vencedor do prémio Médicis em 2009 e membro da Academia Francesa.

A maioria das atividades tem entrada gratuita.

A Organização Internacional da Francofonia foi criada em 1970 e conta com 80 Estados e governos, 57 dos quais são membros e 23 observadores, e é este ano presidida pelo Canadá.

Texto de Elsa Furtado

Artigo anteriorAtlântico Bar & Restaurante O Novo Espaço No Monte Estoril Para Refeições De Mar
Próximo artigoEmmy Curl Apresenta Navia a 29 Março na Figueira da Foz

Leave a Reply