Festival Dos Canais Em Aveiro – O Que Ainda Pode Ver

Por estes dias, Aveiro “veste-se” de luz, cor, movimento, música, performances e animação. O C&H acedeu ao convite e deixou-se guiar numa viagem artística pelos canais da Ria. A 3ª edição do Festival dos Canais começou na passada quarta-feira, dia 11 de julho, e termina amanhã. Contamos-lhe quem por lá passou e o que ainda pode ver hoje e amanhã. Duas palavras, um conselho: Visite Aveiro! O Festival do Canais espera por si.

200 espetáculos, 350 artistas e 13 países: números que mostram a variedade cultural e artística dos 5 dias do Festival dos Canais. Por entre pontes e moliceiros, a Ria acolhe música, circo contemporâneo, artes de rua e instalações e ainda, uma programação desportiva.

Pelo palco do Cais da Fonte Nova passaram Salvador Sobral, The Legendary Tigerman e António Zambujo, mas ainda pode assistir hoje ao concerto de Carolina Deslandes  e amanhã de Miguel Araújo.

Enormes esculturas flutuantes, dos Plasticiens Volants, espalhadas por locais icónicos da cidade, criam um percurso alusivo ao tema do mar e convidam aveirenses e visitantes a (re)descobrir o quotidiano da cidade.

O Festival dos Canais celebra as pontes com a instalação interativa The Others, o visitante é convidado a interagir com as instalações e da sua ação resultará uma reação diferente em cada uma das três pontes ativas. A passagem de uma margem para a outra nunca foi tão divertida e educativa: colheres que acedem lâmpadas coloridas e toques de caixa que espalham sons pelas pontes são algumas das propostas desta iniciativa.

Numa outra ponte a instalação Crashh convida a umas chineladas! Soa-lhe estranho? Metros de tubo plástico afinado numa escala pentatónica e as solas de chinelos de praia transformadas em baquetas fazem nascer as notas, num abraço entre as pontes e o público.

Na Praça da República, uma sala de eSTAR convida ao descanso, ao encontro e ao convívio. Sofás, cadeirões, mesas de apoio e abajures transformaram a Praça numa sala, para acolher performances, DJ Set e instalações interativas, numa ambiente familiar e convidativo.

O Jardim do Museu da Santa Joana transforma-se numa Funky Beach. Areia, espreguiçadeiras, guarda-sóis, cocktails e sumos de fruta natural convidam ao relaxamento, num toque de sol e sal, onde a animação é assegurada por uma programação musical eclética e descontraída.

Durante o dia, o Cais da Fonte Nova é o espaço ideal para juntar a família, basta que leve uma merenda! Aprender, jogar, dançar, explorar e brincar são os verbos obrigatórios para um dia repleto de atividades, jogos tradicionais e oficinas lúdicas.

Percursos de Performances e instalações estão desenhados para que os espetadores possam, interagindo com o espetáculo, conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade. Dundu, a enorme marionete iluminada já passou pelo Festival dos Canais e regressa para fechar a 3ª edição, mas poderá ainda assistir hoje à diversos espetáculos e performances, com destaque para Um  Novo Começo, um conto visual assinado pelos Plasticiens Volants.

O último dia do Festival dos Canais continua a fazer-se de Storytelling, com reportagens gráficas elaboradas pelos ASk Aveiro Sketers; de performances e instalações – destaque para a performance The Towers de Adam Read, um palhaço do Cirque du Soleil; de jogos e atividades da Ondamarela, no Jardim das brincadeiras do Cais da Fonte Nova; de percursos e visitas guiadas – nota para a Fanfarra dos Canais e o Mimo´s Street Parade. Na música, Pedro Menício, Mounqup, Domi e Miguel Araújo são os nomes no programa de domingo.

Dundu fecha, amanhã, com chave de ouro, a 3ª edição do Festival dos Canais, num desfile iluminado pela cidade, com momentos de luz e amor que prometem ser inesquecíveis.

Autor:Por Rosa Margarida / Fotos - Paulo Soares
Artigo anteriorFutorologia Ou Realidade? Exposição Futuros De Lisboa Lança Novos Olhares Sobre A Cidade
Próximo artigoNOS Alive 2018 – Rock E Muita Emoção No Segundo Dia De Festival

Leave a Reply