Festival Nacional De Gastronomia De Santarém A Decorrer Até 1 De Novembro

A 41ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém começou esta sexta feira, dia 21 de outubro, e decorre até dia 1 de novembro, na Casa do Campino em Santarém.

O programa é bastante diversificado e apresenta muitas novidades, como banquetes, petiscos, showcookings, harmonização de vinhos e outras bebidas com produtos regionais, workshops, debates, street food e animação musical variada, o evento gastronómico de maior representatividade nacional vai pôr à prova os melhores sabores das diversas regiões do país.

Na zona da Restauração e Gastronomia, vão estar em destaque nove banquetes (jantares exclusivos), três destes com Chefes de restaurantes com Estrela Michelin ou Big Gourmand, vão ter lugar durante ao longo do festival, no qual os Chefes foram desafiados pelo Chefe Rodrigo Castelo a criar um menu com inspiração nas suas regiões de origem com pairings de vinhos de produtores da mesma região.

Diogo Rocha, Chefe do Mesa de Lemos (27 de outubro), Henrique Sá Pessoa Chefe do Alma (28 de outubro) e João Oliveira, Chefe do Vista Restaurante (31 de outubro) são os três chefes que se juntam ao Chef Rodrigo Castelo (21 de outubro), anfitrião da iniciativa, para protagonizarem oportunidades únicas de degustação. A harmonização será feita, respetivamente, com vinhos do Dão (Quinta de Lemos), Vinhos de Lisboa, Vinhos do Algarve e Vinhos do Tejo.

Os outros cinco banquetes serão servidos por cinco restaurantes da cidade: Amassa, Di Gusto, KOOK, 2 Petiscos e Oh! Vargas, que terão oportunidade de dar a conhecer o melhor das suas cozinhas fazendo harmonizações com vinhos cedidos pela CVR Tejo.

Um local que vai contar com grande afluência por parte dos visitantes e aproveitando o mote “Petiscos da Minha Terra”, é sem dúvida o Espaço Chefes Makro (situado na Cavalariça 1) que vai receber ao todo 24 chefs oriundos dos mais diversos pontos do país e tem como pano de fundo o ambiente tipicamente português, a relembrar as tasquinhas de antigamente, bem como as tertúlias entre os amigos e os momentos de convívio. Está confirmada a presença de chefs conhecidos do grande público como Justa Nobre (RT O Nobre – Lisboa), Noélia Jerónimo (RT Noélia Jerónimo – Algarve), Vasco Coelho dos Santos (RT Euskalduna – Porto) , Louis Anjos (RT Al Sud – Algarve), Hugo Freitas Araújo (RT Solar dos Presuntos – Lisboa), Miguel Laffan (RT Palma do Torre de Palma Wine Hotel – Alentejo), Júlio Pereira (RT Kampo – Madeira), Cláudio Pontes (RT Fogo na Quinta – Açores) Hugo Nascimento (RT Naperon e RT O Assador), apenas para nomear alguns, que irão dar a provar criações e interpretações muito próprias, com valores ate os 6 €. “Fazer parte do FNG e apoiarmos e contarmos com grandes Chefes, que vão trazer sabores de todo o país, é uma das melhores formas de celebrarmos a nossa riqueza e diversidade. Além disso, estes momentos de partilha vêm dar ainda mais sentido ao nosso propósito que é, precisamente, viver a paixão pela gastronomia portuguesa”, sublinhou Filipa Herédia, Diretora de Comunicação & Desenvolvimento Estratégico da Makro Portugal, aquando a apresentação à imprensa.

No espaço de Restauração e Gastronomia podemos encontrar os seguintes restaurantes: “Do dia para a Noite” – Madeira, “José do Rego” – Açores, “Académico” – Bragança, “Aleluia” – Oeste, “Tentações da Montanha” – Porto e “Lampião de Évora” – Alentejo, demonstrativos da Gastronomia Nacional.

A Padaria será outro ponto de destaque do festival, onde será feito todo o pão regional do evento, contribuindo assim para a redução da pegada ecológica. Outro ex-libris da nossa Gastronomia é o da Doçaria com a presença de 32 expositores. Verdadeiras tentações para o palato, escolhas difíceis para quem os visita.

Em relação à animação exterior, além de uma área de Street Food, que já tem confirmadas originais e tradicionais apostas com a francesinha e o hambúrguer de toiro bravo, estará disponível toda uma programação musical que irá animar o evento. Vários são géneros que vão estar representados, com a presença de Djs, concertos de bandas portuguesas e apresentação de ranchos folclóricos e cantares tradicionais.

O Festival conta com curadoria do Chefe Rodrigo Castelo, embaixador para a Gastronomia de Santarém e promovido pela Câmara Municipal de Santarém, sob a coordenação de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da autarquia, “este festival assume-se como uma verdadeira mostra do Património Gastronómico de Portugal e promete revelar novos momentos para celebrar a Gastronomia Regional e Nacional”.

Os bilhetes diários estão à venda online e no local (das 11h45 às 23h00). E as entradas de segunda a sexta-feira até às 18h00 são gratuitas, e a partir das 18h00 custam 2,50 euros

A programação completa pode ser vista aqui.

Autor:Texto de Pedro Alfacinha
Artigo anteriorThe Black Crowes Celebraram 30 Anos Do Primeiro Álbum Com Muito Rock No Campo Pequeno
Próximo artigoCafé Concerto Especial De Halloween Em Carcavelos

Leave a Reply