Festival Oriente-se Encerra Com Espetáculo Inspirado Em Conto De José Saramago

O Festival Oriente-se – Festival de Teatro Amador teve início no dia 1 de outubro e recebeu, ao longo dos fins de semanas do mês, grupos de teatro amador de várias localidades do país.

A iniciativa termina, no dia 22 de outubro, com a apresentação da peça A Cadeira, do grupo de teatro da Figueira da Foz Pateo das Galinhas, no Auditório Fernando Pessa, em Lisboa. O espetáculo é inspirado no primeiro conto de “Objecto Quase”, de José Saramago.

“Cadeira” é o conto que abre o livro Objecto Quase, de José Saramago. No texto, uma cadeira que lenta e implacavelmente cai leva na queda o velho que nela se senta. Cai a cadeira pela acção laboriosa e paciente de infalíveis carunchos.

Em cena, narradores vários, como gerações diversas de coleópteros, remoem a madeira do texto, laboriosamente desfiam as fibras das palavras, como se a velocidade mínima de uma cadeira caindo estivesse vinculada à distensão do tempo.

O velho, que no conto cai, voltará a cair. Porque é imperioso que velhos assim, depois de caírem, caiam outra vez. E que voltem a cair vezes sem conta.

Celebremos então o Anobium.

A Cadeira conta com texto de José Saramago, encenação de Rui Féteira e interpretação de Ana Paula Veloso, Filipa Almeida, Graça Monteiro, Helena Adão, Isabel Ferreira, Lígia Bugalho, Margarida Bessone e Sónia Baptista.

O espetáculo está marcado para as 21h30, e os bilhetes estão à venda por 3 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorA Mulher Do Dragão Vermelho De José Rodrigues Dos Santos Chega Âs Livrarias
Próximo artigoPatrimónio A Norte Com Marta Pereira Da Costa Em Alfândega Da Fé

Leave a Reply