Grândola Celebra 50 Anos De 25 De Abril Com Concerto De Paulo De Carvalho E AGIR

Em ano que se assinalam 50 Anos do 25 De Abril, Grândola Vila Morena, que ficou imortalizada numa cantiga de Zeca Afonso, emblemática nesta data, sentiu o peso da responsabilidade do seu papel nas celebrações e preparou uma programação muito especial para a noite de 24 de Abril, com um concerto de Paulo de Carvalho e do seu filho AGIR.

Paulo de Carvalho, agora com mais de 60 anos de carreira, ficou para sempre associado à Revolução dos Cravos quando pelas 22h55, no dia 24 de Abril de 1974, João Paulo Dinis pôs no ar da Rádio Emissores Associados de Lisboa a música “E Depois do Adeus”, com letra de José Niza e música de José Calvário, com que o músico tinha ganho o Festival da Canção desse ano. O tema foi a senha para o início das movimentações do movimento de Capitães, pondo em marcha uma revolução há muito ansiada, e fez dele, para sempre, um símbolo da Data.

Meia hora depois, na Rádio Renascença, “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, confirmava o arranque das Revolução.

É ele o primeiro a subir ao palco, com o espetáculo As Cantigas Que Eu Fiz… e Outras, que junta as canções que tornou populares, novas canções e músicas que escreveu e compôs para outras vozes.

Segue-se um espetáculo piromusical e multimédia, continuando depois a música com AGIR e o seu espetáculo Cantando Abril. O jovem, é considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos da música portuguesa, e presta aqui homenagem ao cancioneiro do 25 de Abril, aos seus poetas e músicos de intervenção, como Zeca Afonso, Sérgio Godinho ou Fausto, entre outros.

A Festa da Liberdade, promovida pela Câmara Municipal, começa às 22h30, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, e a entrada é gratuita.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia /Edição de Elsa Furtado
Artigo anterior97 Anos Ruy De Carvalho Celebrados Nos Palcos De Norte A Sul Do País
Próximo artigoSinais De Fogo De Jorge De Sena Tem Nova Edição Com Selo Da Guerra E Paz

Leave a Reply