Harmonias De Esperança – Concerto Associação Novo Futuro Ao Piano

Reportagem de Madalena Travisco e António Silva

Ana Bobone - Associação Novo Futuro ao Piano

O concerto deste ano da Associação Novo Futuro decorreu na Altice Arena na noite de 25 de maio. Por esta ordem, André Amaro, Maria Ana Bobone, Tomás Wallentstein, Rita Guerra, José Cid, Diogo Piçarra e Jorge Palma desfilaram canções ao piano, no concerto solidário.  

“Quando é por uma causa justa e nobre, sabe-me bem [estar no palco] – referiu Jorge Palma, a quem coube o encerramento desta edição com “Frágil”, “Estrela do mar” e “Dá-me lume”. Antes, Diogo Piçarra – que veio a seguir a José Cid – trouxe o seu “Tu e eu”, “Por quem não esqueci” dos Sétima Legião e o seu “Paraíso”.

Em sintonia com o espírito de solidariedade, Cid trouxe quatro temas: um dos poemas que fez para piano “O poeta, o pintor e o pianista”, uma canção azul ”Canta-me um blues”, o “Tu tocas piano como quem faz amor” e “Nas noites de Lisboa”, entrando e saindo do palco com telemóvel em riste dirigido à plateia. “Sejam felizes” – acenou.

Rita Guerra iniciou com o “Mesmo assim” – um tema com mais de 30 anos e um dos seus favoritos – antes da canção em inglês que estabeleceu a sua relação com o piano (“Your song”) e o “Brincando com o Fogo”.

O homem que pertence ao Capitão Fausto – Tomás Wallenstein – encerrou com o “Amor a nossa vida” depois de o “Cantar alentejano” de Zeca Afonso e o “Itamonte” do amigo Zé Ibarra.

Momentos sublimes da música foram também trazidos por Maria Ana Bobone num medley ao piano que conteve “Ar”, “Namorico da Rita”, “Canção do mar” e “Barco negro”, antes de um tema seu que surgiu da ideia de quando as mulheres pedem a atenção dos maridos: “Azar o teu”.

A primeira voz foi a de André Amaro, ao piano em “O Teu Lugar”, e depois acompanhado por Manuel Oliveira no “por orgulho” e “desajeitado”. Foi o arranque de uma boa noite, com boas intenções para com a Associação Novo Futuro. Porque amanhã um novo futuro se levanta. “Todas as crianças têm direito de dormir numa cama sua” – é um dos seus motes.

Edições anteriores de concertos da Associação Novo Futuro:
– Maravilhoso Coração Maravilhoso Pela Associação Novo Futuro
Homenagem Aos 40 Anos De Carreira De Jorge Fernando Na Sétima Edição Do Concerto Por Um Novo Futuro
Que Perfeito Coração No Concerto Pela Associação Novo Futuro

 

Artigo anteriorHorizonte Sustentável: Miradouro Eco-friendly Na Torre Vasco Da Gama
Próximo artigoMOGA Festival Anima Caparica De 31 De Maio A 4 De Junho

Leave a Reply