Islândia à conquista dos portugueses através do bacalhau

bacalhauDaIslandia-11A cerca de um mês do Natal, a Islândia visitou Portugal para promover uma das suas maiores riquezas: o bacalhau, iguaria muito apreciada na quadra que se aproxima e não só.

A iniciativa teve como mote Prova e Partilha e decorreu na semana passada na Gare do Oriente, em Lisboa. À espera dos visitantes, uma Eldhús, pequena cada típica islandesa, cujo nome significa cozinha e que depois de percorrer toda a Islândia, anda agora a circular pelo Sul da Europa, oferecendo a oportunidade de todos provarem o famoso acepipe.

Para além desta iniciativa, o bacalhau da Islândia está já a promover-se nas redes sociais, a saber Facebook, Twitter e Pinterest, com o YouTube a juntar-se-lhes em breve.

O setor das pescas é um dos mais importantes da economia islandesa, representando quase metade das exportações do país, com o bacalhau a abarcar um terço das mesmas.

Alta tecnologia, uma moderna frota pesqueira aliam-se a uma crescente procura por fontes renováveis e sustentáveis nas pescas. A pensar nisso mesmo, a indústria pesqueira islandesa juntou forças para desenvolver o programa Iceland Responsible Fisheries, que promove os produtos de origem islandesa e gera as pescas nas águas do país.

O bacalhau é também o argumento utilizado pela Islândia, para despertar o interesse dos portugueses para o país como possível destino turístico. Cultura, Gastronomia e Segurança são alguns dos pontos fortes deste país nórdico, cujo número de visitantes cresceu 19% de 2011 para 2012, segundo os seus responsáveis da área do Turismo.

Texto de Alexandra Gil
Fotos de Sara Santos

 

 

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