A iniciativa teve como mote Prova e Partilha e decorreu na semana passada na Gare do Oriente, em Lisboa. À espera dos visitantes, uma Eldhús, pequena cada típica islandesa, cujo nome significa cozinha e que depois de percorrer toda a Islândia, anda agora a circular pelo Sul da Europa, oferecendo a oportunidade de todos provarem o famoso acepipe.
Para além desta iniciativa, o bacalhau da Islândia está já a promover-se nas redes sociais, a saber Facebook, Twitter e Pinterest, com o YouTube a juntar-se-lhes em breve.
O setor das pescas é um dos mais importantes da economia islandesa, representando quase metade das exportações do país, com o bacalhau a abarcar um terço das mesmas.
Alta tecnologia, uma moderna frota pesqueira aliam-se a uma crescente procura por fontes renováveis e sustentáveis nas pescas. A pensar nisso mesmo, a indústria pesqueira islandesa juntou forças para desenvolver o programa Iceland Responsible Fisheries, que promove os produtos de origem islandesa e gera as pescas nas águas do país.
O bacalhau é também o argumento utilizado pela Islândia, para despertar o interesse dos portugueses para o país como possível destino turístico. Cultura, Gastronomia e Segurança são alguns dos pontos fortes deste país nórdico, cujo número de visitantes cresceu 19% de 2011 para 2012, segundo os seus responsáveis da área do Turismo.
Texto de Alexandra Gil Fotos de Sara Santos