Living Van Gogh, Misterioso Egito E Porto Legends São Os Espetáculos Imersivos Para Ver No Porto

Living Van Gogh

Living van Gogh, Misterioso Egito e Porto Legends são os espetáculos imersivos para ver na Alfândega do Porto até ao final do ano.

Até ao dia 31 de dezembro é possível assistir a três exibições que aliam projeção de imagem e som, dando a sensação de que o espectador faz parte do próprio acontecimento. Duram entre 30 e 75 minutos e as narrações estão disponíveis em várias línguas.

As furnas da Alfândega do Porto são transformadas pelo Atelier Ocubo num espaço verdadeiramente mágico onde a sensação é de estar num lugar longínquo e misterioso. Vejamos então quais os destinos das viagens propostas, onde apenas a imaginação corre livremente.

Living Van Gogh

Primeira paragem na Holanda, terminando na França. Esta apresentação relata a vida e a obra do pintor Vincent Van Gogh. Pode-se considerar a experiência dividida em quatro momentos.

Living Van Gogh

Ao entrar na sala, ao lado esquerdo, está escrita na parede a biografia de Van Gogh acompanhada por um dos seus autorretratos.

Avançando no espaço começam as projeções acompanhadas de música clássica e da “Non, Je Ne Regrette Rien”(Não, eu não me arrependo de nada, em português) de Édith Piaf.

As imagens que dançam nas paredes trata-se de 150 quadros do artista que foram animados. A sensação é de estar dentro do quadro e fazer mesmo parte do mesmo.

Quando se decide que se pretende avançar na exposição, sobe-se umas escadas para o primeiro piso, onde numa sala está o holograma de Van Gogh a declamar uma carta ao irmão Theo, onde relata o seu percurso de vida. O chão do espaço está coberto de palha e girassóis luminosos ladeiam o quadro animado onde o artista fala. Enquanto se aprecia o momento, fardos de palha estão espalhados pelo espaço para os visitantes se sentarem.

Para terminar, existe uma zona interativa onde se pode pintar um quadro digital com pinturas do artista e tirar fotos em cenários de pinturas famosas.

 

O espetáculo custa 14 euros por pessoa, o bilhete reduzido para residentes no concelho, jovens de 4 a 17 anos, estudantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida custa 12 euros e o bilhete família custa 10 euros por pessoa. Tem a duração anunciada de 1h15, e pode ser visto de terça a domingo, às 14h00; 14h30; 15h00; 15h30; 16h00.

Misterioso Egito

A próxima paragem é no Egito, terra dos faraós e lendas de mitologias antigas. A sala é projetada para parecer com o interior de um túmulo egípcio.
Durante a sessão são contadas histórias como a descoberta do tesouro do Faraó Tutankhamon, a Pedra de Roseta, o reinado do faraó Ramsés II – O Grande, a construção das Pirâmides em Gizé e como não pode faltar um capítulo sobre uma das mais famosas mulheres do mundo antigo e a última soberana da dinastia ptolemaica, Cleópatra.
É de notar que são cerca de 3 mil anos de história que passam á frente dos olhos da audiência num espaço de 30 minutos. E pode ser visto de terça-feira a domingo, às 11h00.
A entrada é gratuita até aos 3 anos de idade e um bilhete custa 11 euros. Os bilhetes reduzidos para para residentes no concelho, jovens de 4 a 17 anos, estudantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida custam 9 euros e os bilhetes familiares custam 8 euros por pessoa.

Porto Legends

Para terminar, dá-se o regresso ao Porto.
As lendas mais emblemáticas da cidade são representadas e projetadas nas paredes
São 10 as histórias contadas sendo elas o “O Tesouro da Serra do Pilar”, “O Fantasma da Última Freira”, “O Barão Forrester”,”O Zé do Telhado”, “O Cerco do Porto e o seu Dragão”, “O Terramoto de 1755″,”Pedro Cem”, “as Tripas à Moda do Porto”, “Miragaia” e o “Rio do Esquecimento”.
Com a duração de 45 minutos, é narrado por Pedro Abrunhosa e Jeremy Irons.
Os bilhetes custam 11 euros e o bilhete família custa 8 euros. Os bilhetes reduzidos para residentes no concelho, jovens de 4 a 17 anos, estudantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida custam 9 euros.

As sessões decorrem de terça a sexta, às 12h00; e aos sábados e domingos, às 10h00 e às 12h00.

Durante a sessão os espectadores são encorajados a andar pelo espaço, de modo a ver todos os ângulos diferentes das projeções. Esta atividade não é recomendada a pessoas com epilepsia, devido aos efeitos intermitentes de luz e som.

Autor:Por Ana Vieitas (Texto e Fotos)
Artigo anteriorDuetos De Conta-me Uma Canção Regressam Ao Teatro Maria Matos Em Janeiro
Próximo artigoA Madrugada Que Eu Esperava – O Espetáculo De Abril Que Junta Carolina Deslandes E Bárbara Tinoco

Leave a Reply