Mattia Denisse Em Exposição Na Culturgest

Reportagem de Tânia Fernandes

Mattias Denisse

A Culturgest inaugura, esta sexta-feira, Hápax, uma exposição da obra de Mattia Denisse . 
Hápax apresenta cerca de 500 obras, entre desenhos e serigrafias – com técnicas onde predominam grafite, guache, lápis de cor, óleo, monotipia, pedra negra, tinta-da-china sobre papel e caneta Indelével sobre acetato – produzidas pelo artista ao longo dos últimos quinze anos, divididos por sete núcleos, entre obras inéditas e já apresentadas ao público.

Bruno Marchand, o curador, abre a visita à exposição com um esclarecimento: “Mattia Denisse, apesar de ser mais conhecido pelo seu trabalho com artista plástico é também um autor. É um criador com obra significativa tanto no campo das artes visuais como da literatura.

Essas duas vertentes interligam-se”, a exposição revela-o enquanto artista visual, mas em simultâneo com a exposição, vai ser lançado um livro que estará também à venda na loja da Culturgest.

A obra de Mattia Denisse é composta por um conjunto de referências vindas da literatura, da filosofia e da ciência.

É uma exposição extensa, uma vez que o suporte em que o artista trabalha, a folha de papel, também assim o permite. A Culturgest apresenta-as por séries/ coleções, com designações que por si só,  suscitam curiosidade: “Monte Análogo” com os primeiros trabalhos do autor, de 1983; “Archiconto” feito a criado a partir do autor Russo Vladimir Propp; “Húmus” onde a natureza desempenha um papel preponderante; “Enciclopédia Psicopompo” onde une a intervenção artística ao conhecimento científico; “Eva Fuma” onde faz revelações inesperadas, com muito humor, sobre a vida de Adão e Eva antes do Pecado Original; “Meteoros” sobre um conjunto de brutais assassinatos recolhidos no romance 2666 de Roberto Bolaño ; “Edições  Tripé” com capas de livros das mais variadas áreas como a antropologia, psicologia, física ou linguística; “Desenhos Tautológicos” uma solução museológica original criada pelo autor; “Duplo V” onde Mattia Denisse explora os mitos; e “As Antonomásias” uma figura de destilo que designa o conjunto de auto-retratos com imagem algo distorcida.

Mattia Denisse nasceu em Blois, nas margens do Loire, em 1967. Viajou muito, viveu em diferentes cidades e países e fixou-se em Portugal a partir de 2009. Esta exposição incide sobre os seus trabalhos dos últimos 15 a 20 anos. É uma exposição longa, também porque o formato em que trabalho assim o permite. O espaço encontra-se assim dividido em séries/ coleções, agrupadas por temas. Comum a todas elas está um trabalho de exploração da realidade, numa fuga da apreensão do mundo.

Os bilhetes para a exposição Hápax, de Mattia Denisse custam 1 euro de 25 a 3 de junho, no âmbito do Inside Out evento que assinala o final de temporada da Culturgest e 5 euros de 5 de junho a 30 de outubro. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 11h00 às 18h00, na galeria da Culturgest, em Lisboa. Na visita a duas exposições (veja aqui toda a informação sobre a exposição de Tony Conrad) os bilhetes têm o custo de 8 euros.

Visitas guiadas à exposição realizam-se nos dias 8 de julho, às 18h30 (visita guiada com Mattia Denisse e Bruno Marchand), 16 de julho (15h00), 24 de setembro (15h00) e 29 de outubro (15h00).

Artigo anteriorPaul Anka Atua No Edpcooljazz A 10 De Julho
Próximo artigoWarm Up E Horáros Do Festival Sumol Summer Fest

Leave a Reply