Noites de Queluz – Tempestade E Galanterie A Decorrer Até 29 De Novembro

Está a decorrer até dia 29 de outubro a terceira edição das Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie, num ciclo que vai contar com a participação de muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados em música setecentista.

Dia 14 de outubro, às 21h30, na Sala da Música, tem lugar o concerto Dois Grandes e Um Pequeno Mestre, pelo agrupamento alemão Compagnia di Punto que interpreta obras de Antonio Rosetti, Franz Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart.

Rogério Rodrigues, um jovem português radicado na Holanda, especialista em pianos históricos, apresenta a 15 de outubro, às 21h30, na Sala da Música, o recital Dois Virtuoses do Pianoforte e um Lusitano em Paris, com obras de Mozart, Muzio Clementi e João Domingos Bomtempo.

O italiano Giuliano Carmignola, um dos grandes violinistas da atualidade, é o protagonista do fim de semana que se inicia a 20 de outubro, pelas 21h30, na Sala do Trono. Com a Accademia dell’Annunciata (orquestra) e Riccardo Doni (cravo e direção musical), Carmignola apresenta o concerto Um Virtuose Italiano na Inglaterra Georgiana, com obras de Johann Christian Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Felice Giardini e Carl Friedrich Abel.

No dia 22, o violinista regressa à Sala do Trono, às 21h30, para Um Serão com Beethoven, acompanhado pela Accademia dell’Annunciata e pelo Divino Sospiro e sob a direção musical de Massimo Mazzeo. Como o nome do concerto sugere, o programa é preenchido com obras de Beethoven.

A 21 de outubro, às 21h30, na Sala do Trono, Gabriela Canavilhas (piano) e o Concerto Moderno (orquestra), com direção de César Viana, apresentam o concerto-palestra extraordinário Um Compositor Português no Tempo de Napoleão, dedicado a João Domingos Bomtempo.

Um Passeio pelo Classicismo Europeu é a proposta para o concerto da noite de 28 de outubro, na Sala da Música, pelas 21h30. O Helianthus Ensemble – composto por Laura Pontecorvo (flauta), Iskrena Yordanova (violino), Marco Ceccato (violoncelo) e Guido Morini (cravo) – interpretará obras de Tommaso Giordani, Giovanni Battista Costanzi, Joseph Haydn, Franz Danzi e Mozart.

O concerto de encerramento do ciclo de Queluz, Três Trios da Trindade Vienense, tem lugar a 29 de outubro, às 21h30, na Sala da Música. Federica Valli (pianoforte), Stefano Barneschi (violino) e Paolo Beschi (violoncelo) formam o trio La Gaia Scienza, que apresenta obras de Joseph Haydn, Mozart e Beethoven.

De referir ainda que a abertura coube à serenata L’Endimione, de N. Jommelli, em estreia mundial

Os bilhetes estão à venda online e nos locais habituais, e os preços variam consoante os concertos.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorTomás Noronha Está De Regresso Em Vaticanum
Próximo artigoBooksmile Publica Factos Incríveis E Curiosidades Fantásticas Para Os Mais Pequenos

Leave a Reply