Pelo Reinado De D. Pedro I – Viagem Medieval Em Terras De Santa Maria Da Feira

Reportagem de Rosa Margarida (Texto) e Paulo Soares (Fotos)

Depois de explorar algumas áreas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o C&H segue viagem e mostra-lhe os restantes espaços a visitar.

Praça da Nau e Praça das Tabernas

A animação circulante, garantida pelas diversas associações e grupos participantes no evento, anima as 6 praças do evento.

Na Praça da Nau, o visitante é convidado a explorar o navio, ao som de gaites de foles e tambores. Um espaço reorganizado nesta edição da viagem, com a retirada das tabernas e uma nova disposição das tendas de artesanato, que permitem uma melhor circulação e um espaço mais amplo para as atuações.

Na Praça das Tabernas, misturam-se aromas e cores. Tiras de pano multicolor garantem a sombra desejada à mesa. Pão com chouriço, empadas, presunto e fêveras fazem parte de uma ementa regada com sangria ou chá frio, servidos em canecas de barro personalizadas, que o visitante poderá adquirir por 2,70 euros.

Loja Oficial

E, por falar em canecas, uma nota para a Loja Oficial do evento, junto à Praça da Nau, com cerca de 400 produtos de merchandising: lápis, t-shirts, brasões, espadas, escudos e mochilas são alguns dos produtos disponibilizados.

Para esta edição a organização lançou uma coleção de joias inspiradas no amor de Pedro e Inês, com o anel Rainha – “No dia em que eu for Rei tu serás minhas Rainha”; os brincos Quinta das Lágrimas e o colar Roda da Vida.

O Terreiro

Atuações e recriações várias invadem o povoado, a comunidade medieval junto das margens do rio Cáster.

No Terreiro das Guimbras, onde se realizam os espetáculos de grande formato, um anfiteatro semicircular garante uma maior visibilidade e comodidade dos visitantes, com novas bancadas e um acréscimo de lugares sentados. Diariamente os espetáculos Folguedos de D. Pedro I, às 18h00; Amor até ao Infinito, às 21h30 e Sangue de Portugal, às 23h30 prometem encantar o público.

É ainda possível, no Terreiro, uma visita à Granja dos Animais, um Treino de Escudeiros e a prática do tiro ao arco, bem como a passagem no Arraial da Ordem ou no Albergue do Cavaleiro, espaços que oferecem diversas atividades ligadas à vivência medieval.

As Guimbras

Esta área oferece, diariamente, as animações Era Uma Vez D. Pedro I (15h00, 16h00, 17h00 e 19h00), com a história do rei que viveu do amor e pelo amor e O Mistério das Chaves (15h30, 16h30, 17h30 e 18h30), com a exploração pelos reinos da floresta em busca das 4 chaves que abrem o livro da vida.

Está instalado neste espaço um Arraial Militar, um Cetraria e uma Estrebaria, lugares abertos das 15h00 às 21h00, com acesso gratuito.

A Viagem continua até ao dia 12 de agosto. Tempo ainda para que possa assistir a vários espetáculos e fazer uma viagem ao século XIV.

Artigo anteriorDouro Rock Começa Sexta Feira
Próximo artigoExposição Na Ponta Dos Dedos Para Ver No Padrão Dos Descobrimentos Em Lisboa

Leave a Reply