Programação Da Festa Do Avante 2023 Celebra 50 Anos Do 25 De Abril

Festa Do Avante
Festa Do Avante

A celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974 marca a programação da Festa do Avante deste ano, com destaque para o espetáculo Agir – Cantando Abril e para um concerto sinfónico dedicado aos 50 anos de 25 de abril, pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo e com o Coro Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Alves.

O espetáculo Agir-Cantando Abril é uma homenagem aos poetas e aos músicos de intervenção com Agir, Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho (pai do artista), e cantor de “E Depois do Adeus”, canção que serviu de senha para o Movimento das Forças Armadas saírem dos quartéis em 1974.

Também já confirmados estão A Garota não, Bateu Matou, Boémia, Luta Livre, a italiana Loredana Savino (que apresenta o álbum Disco Comunista) ou a programação da Rave Avante!, que junta DJs respectivamente, Ecstasya, Photonz (Portugal), DJ Satélite (Angola), e Ciel (Sino-Canadiana).

Jorge Palma e Rui Reininho apresentarão o último disco de Palma, Vida; Tim (voz dos Xutos & Pontapés) lidera um concerto com alguns dos seus temas mais conhecidos;

Rodrigo Leão irá dar um espetáculo para dois pianos sendo que a pianista interlocutora é a sua filha, Rosa.

Mimicat, Nenny, Expresso Atlântico e Ruben Torres mostram novos projetos.

Um nome histórico do punk brasileiro, o grupo Ratos de Porão, lidera uma representação internacional de países de língua oficial portuguesa: África Negra (São Tomé e Príncipe), Banda Kanana (Moçambique) e Francisco El Hombre (Brasil).

Dos Estados Unidos da América chega-nos uma banda de bluegrass de Nova Iorque, a Chris Luquette East Coast Bluegrass Band e, do outro lado do mundo, do país onde a música está proibida, o Afeganistão, apresentar-se-á um grupo de músicos afegão sob o nome Not Forbidden.

Mísia e Ricardo Ribeiro representarão o fado, José Barros com o Navegante convida Mimmo Epifani (Itália) e Planície Cantada, o grupo Criatura com Coro dos Anjos exibirão as novas tendências da Música Popular Portuguesa.

O Hot Club de Portugal celebra 75 anos e vai festejá-los na Festa do Avante, através da sua Orquestra e traz Selma Uamusse como convidada, com uma peça que aborda uma história de libertação humana, neste caso a dos afro-americanos: “Black, Brown and Beige”, composta por Duke Ellington.

A EP – Entrada Permanente, já está disponível para compra nos locais habituais e custa 29 euros (até ao dia 31 de agosto).

Cartaz Anunciado

A garota não com Luca Argel
África Negra (S. Tomé)
AGIR com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho
Banda Kakana (Moçambique)
Bateu Matou
Boémia
Chris Luquette East Coast Bluegrass Band (EUA)
Criatura & Coro dos Anjos
Expresso Transatlântico
Francisco, El Hombre
José Barros e Navegante com Mimmo Epifani (Itália) e Planície Cantada
Jorge Palma com Rui Reininho
Loredana Savino (Itália)
Luta Livre
Mimicat
Mísia
Nenny
Not Forbidden (Afeganistão)
Orquestra do Hot Clube de Portugal c/ Selma Uamusse homenagem a Duke Ellington (Black, Brown and Beige)
Ratos de Porão
Rave Avante! Photonz (Portugal) DJ Satélite (Angola) Ciel (China-Canadá) Ecstasya « (Portugal)
Ricardo Ribeiro
Rodrigo Leão
Rúben Torres
Tim e convidados
Traquinas

Concerto sinfónico comemorativo do 50º Aniversário do 25 de Abril: Música para a libertação do povo português! Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo e Coro Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Alves.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorNorth Festival: Os Ritmos Quentes, A Chuva Abençoada E O Entertainment!
Próximo artigoFestival Santa Casa Alfama 2023 Celebra Hermínia Silva

Leave a Reply